Formado em Administração de Empresas pela Facal (Faculdade de Ciências e Administração), Fábio Pires é gerente geral do Hotel Golden Park Recife Boa Viagem. Atuando no setor desde os anos 90, está no cargo atual há mais de dois anos, quando o empreendimento realizou seu último retrofit.

Como quase todo o Nordeste, o empreendimento vem sobrevivendo de demandas locais e regionais. Aguardando a chegada da vacina, o gerente conta como o hotel está lidando com as restrições causadas pela pandemia e os reflexos negativos do cancelamento do Carnaval na capital pernambucana.

Dentre seus hobbies, classifica seu gosto musical como “autêntico nordestino”, com preferência pelo tradicional forró pé de serra. O gerente também é um apreciador da cultura de conhecer lugares mais reservados e em contato com a natureza. Entre seus programas favoritos estão as idas ao estádio para assistir seu time de coração, o Sport de Recife.

Três perguntas para: Fábio Pires

Hotelier News: Como foi a virada de ano em 2020 e quais as perspectivas para a alta temporada de janeiro?

Fábio Pires: Em razão do momento difícil que vimos enfrentando desde o primeiro trimestre deste ano, entendemos que não poderíamos fazer uma festa como da nossa vontade, então resolvemos que poderíamos confraternizar com nossos hospedes fazendo uma ceia e estarmos juntos no momento da virada e cumprindo todos os protocolos de sanitização exigidos pelos órgão de saúde do nosso estado. E o resultado foi surpreendente de forma positiva, pois tivemos uma ocupação de 95% da nossa capacidade máxima e a ceia foi um sucesso. Referente a perspectiva para a alta temporada no mês de janeiro, ficamos preocupados porque não estávamos vendo com clareza uma demanda de procura para o período. Entretanto, ao decorrer dos dias iniciais, começamos a ter uma procura mais elevada e neste momento acreditamos que teremos um mês com uma ocupação boa, ainda com a certeza de que tudo está sendo de momento e ainda não serve de parâmetro para nos dar uma segurança de estabilidade.

HN: Como está o cenário do turismo na região?

FP: Neste momento, percebemos que o turismo está com uma procura de pessoas da nossa região, ou seja, hóspedes vindos das cidades e estados vizinhos e veículo particular. Por este motivo, a ocupação está melhorando aos finais de semana, quando as pessoas estão querendo sair um pouco da fadiga destes tempos difíceis de isolamento.

HN: A questão da segunda onda está tendo algum reflexo no turismo local? As melhorias no turismo regional só virão com a vacina?

FP: Esta questão da segunda onda tem nos preocupado muito por todos os motivos, e claro, em ordem do cuidado com a nossa própria saúde, pois recebemos hóspedes de todos os lugares e sabemos do risco do contágio. Também já sentimos sim o reflexo, por exemplo, do Carnaval, uma festa tradicional em nossa cidade que atrai turistas do mundo todo. Certamente as pessoas estão com receios de fazer viagens e isso terá impacto muito forte em todos os segmentos ligados ao turismo e para a hotelaria. De fato, nossa esperança está toda depositada na chegada e início da vacinação.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Golden Park Recife Boa Viagem