À frente do departamento de Operações da Hplus Hotelaria desde setembro de 2021, Elisângela Lima iniciou sua vida profissional longe do setor de hospitalidade. A executiva de 43 anos começou a trabalhar ainda jovem como babá e, durante a adolescência, atuou com atendimento ao público em lojas de revenda de ouro no centro de São Paulo.

Há 20 anos trabalhando na hotelaria, Elisângela ingressou no segmento como recepcionista. A profissional passou a integrar o time da Hplus Hotelaria em 2017, como gerente geral do Cullinan Hplus Premium.

Natural de São Paulo, a diretora é formada em Gestão de Recursos Humanos com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e outro em Gestão com ênfase em Liderança e Inovação.

Filmes, música, leitura e documentários sobre investigações criminais são seus passatempos preferidos. Atualmente, ela também tem se dedicado a cursos de aprimoramento das relações humanas, como inteligência emocional, comunicação não-violenta e escuta ativa.

Três perguntas para: Elisângela Lima

Hotelier News: Sua posição abrange a gestão operacional das 17 unidades da Hplus, distribuídas em diferentes praças do país. Quais são os principais diferenciais dos hotéis Hplus? Como é administrar 17 equipes e manter a excelência nos serviços e atendimento?

Elisângela Lima: Os hotéis da Hplus contam com as bandeiras Premium, Executive, Express+ e Express. Todos os empreendimentos passaram por uma recategorização dos apartamentos e, desta forma, conseguimos atender as expectativas de diferentes públicos. Administrar 17 equipes é um grande desafio! A Hplus valoriza o capital humano, cuida bem dos colaboradores para que eles possam cuidar bem dos clientes e parceiros. Este fator é essencial para que possamos manter a excelência nos serviços e atendimento.

HN: A rede também possui expertise em gestão condominial. Quais são as principais vantagens desta administração para o empreendimento?

EL: Eu destaco a preocupação que a Hplus tem com as manutenções e investimentos. Todos os empreendimentos administrados por nós estão em excelente estado de conservação e isso aumenta a confiança dos investidores em nossa administração.

HN: O setor hoteleiro vem passando por dificuldades de contratação de mão de obra especializada. A Hplus também sente o mesmo problema quando se trata de colaboradores para administração de condomínio?

EL: Sentimos essa dificuldade, mas procuramos amenizar os efeitos com ações efetivas de qualificação dos nossos colaboradores. Desde 2021 ,temos uma parceria com a Insigth Recursos Humanos que, junto ao nosso RH, desenvolveu um programa completo de qualificação que contempla o corpo gerencial, lideranças e as equipes operacionais. Esses treinamentos têm nos auxiliado na diminuição do turnover e resultado em promoções internas

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hplus Hotelaria