Pela primeira vez, o Hotelier News traz ao Três perguntas para a visão de uma importante peça na hotelaria: o executivo de contas. Quem faz a estreia do cargo é o baiano Elias Filho, colaborador da Nacional Inn.

Formado em Administração de Empresas pela FEPAM (Faculdade Europeia), o profissional ainda possui especialização em Gestão de Negócios pelo IBMEC. “Iniciei minha carreira na hotelaria em 1998, no extinto Hotel Boa Viagem. Em seguida, trabalhei em outros empreendimentos, como o Jangadeiro e o Quatro Rodas de Olinda”, relembra Filho.

Após a conclusão dos estudos, ficou três anos fora do setor, tendo atuado no segmento de cosméticos. Prata da casa, Elias Filho faz parte do quadro de colaboradores da Nacional Inn há 16 anos. Sobre as mudanças na função devido à pandemia, ele afirma que os últimos meses foram períodos de descobertas.

“No início foi desafiador ocupar as posições de agenda com meetings e calls, mas com disciplina e persistência, acabei descobrindo um mercado novo nunca antes explorado, que me trouxe ainda mais oportunidades e resultados”.

Quando não está se dedicando ao trabalho, o executivo de contas aproveita seu tempo com duas de suas paixões: música e viagens. “Meu hobbie preferido é tocar guitarra ou maracatu com meus amigos”, finaliza.

Três perguntas para: Elias Filho

Hotelier News: Como executivo de contas, de que forma a pandemia afetou sua rotina? Quais as adaptações tiveram que ser feitas na função?

Elias Filho: A minha rotina diária sempre foi muito intensa. Com reuniões e visitas de prospecção e relacionamento com clientes, todas as minhas posições de agenda estavam sempre ocupadas. Repentinamente, tudo mudou. Dormi com a agenda lotada e acordei com ela vazia. Impedidos de manter esse contato próximo com o cliente, tivemos que nos reinventar. No home-office a tecnologia e suas ferramentas se tornaram a minha estrada. No início foi desafiador ocupar as posições de agenda com meetings e calls, mas com disciplina e persistência, acabei descobrindo um mercado novo nunca antes explorado, que me trouxe ainda mais oportunidades e resultados.

HN: De que forma a Nacional Inn vem prospectando novos negócios diante do atual momento do mercado?

EF: A rapidez nas ações tomadas pela diretoria da Nacional Inn foi fantástica e determinante para todas as unidades. A rede investiu de forma acertada e agressiva em qualificação e novas ferramentas para seu time comercial e operacional. Nosso radar está ligado 24 horas por dia, sete dias por semana, captando negócios em todos os segmentos e frentes, seja corporativo ou lazer. Especificamente para o destino Recife, temos trabalhado muito forte nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

HN: Para você, de que forma os executivos de contas podem auxiliar na retomada? Como se aperfeiçoar e se adaptar para o novo normal?

EF: A retomada exige do executivo de contas senso de urgência e extremo comprometimento com a empresa que ele trabalha. Flexibilidade, criatividade, resiliência, perseverança e trabalho duro deverão compor a mola propulsora do profissional de vendas. Investir em novos conhecimentos, ser uma pessoa ensinável e com alta habilidade de adaptação, fará total diferença entre quem sairá na frente neste mercado que tem sido tão desafiador para todos.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal