Shows de sertanejo e festas com amigos e familiares são as praias de Elian Zanelato. Mas o que ela mais gosta de fazer é viajar, e nunca perde a oportunidade de conhecer os principais hotéis dos destinos. Outra atividade que lhe interessa muito é estudar: está sempre buscando cursos e novas leituras e não guarda esse conhecimentos para si, já que ama oferecer treinamentos e lecionar.

Elian é formada em Administração Hoteleira pela Unibero (Instituto Universitário de Iberoamérica), especializada em hotelaria pela USP (Universidade de São Paulo) e pós graduada em Marketing pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Contudo, não é só conhecimento acadêmico que Elian traz para seu cargo de gerente de Vendas no Hotel Fazenda Vale das Águas.

A profissional acumula mais de 20 anos de experiência em hotelaria, com experiencia em Reservas, Eventos, Revenue Management e Vendas. Já trabalhou em hotéis da redes Radisson, Transamérica, Atlantica e Aviva, entre outros empreendimentos. Para a executiva, porém, nunca é tempo de parar de aprender, visto que atualmente está cursando E-commerce na prática e lendo Marketing 5.0 Tecnologia para a Humanidade, de Philip Kotler.

Hoje (4), o Hotelier News recebe a profissional para mais uma sessão do Três perguntas para, abordando principalmente sua atual ocupação e as perspectivas para o futuro do empreendimento.

Três perguntas para: Elian Zanelato

Hotelier News: Na sua visão, quais foram as principais dificuldades do empreendimento nessa fase de reestruturação?

Elian Zanelato: Na fase de reestruturação, um grande desafio foi a mão de obra qualificada. Iniciamos o treinamento da equipe e retenção desses profissionais por meio de plano de carreira definido e benefícios. Com isso, geramos empregos e renda para a cidade, fomentando o turismo na região. Tivemos êxito nessa nossa jornada, já que os números do TripAdvisor revelam que um dos principais pontos de qualidade do hotel, além de gastronomia, acomodações e lazer, é o nosso atendimento, que tem um lugar de destaque. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Mesmo com toda escassez de recursos humanos, conseguimos cumprir o cronograma das obras de reestruturação.

HN: Lembrando que o hotel registrou números nunca vistos no final de 2021, há uma estimativa de crescimento para o pós-reforma?

EZ: No final de 2021, o Hotel Fazenda Vale das Águas, a exemplo de todos os hotéis nacionais, registrou números nunca antes vistos. Mas vale lembrar que nosso empreendimento teve fôlego para buscar a saída da reestruturação que, com certeza, nos trará grande crescimento. Nossa expectativa para os próximos dois anos é crescer 50% em diária média e, com isso, dobrar o valor da nossa receita acumulada anual.

Apesar das sequelas deixadas pela pandemia, nosso empreendimento conseguiu reformular a mão de obra especializada, que migrou para outros setores. Tivemos que investir em gestão de pessoas e treinamento, além dos 14 milhões já investidos em infraestrutura de 2015 até agora.

HN: Considerando a crescente exigência dos hóspedes nos pós pandemia, quais os principais diferenciais do empreendimento para captar novos clientes?

EZ: Nosso diferencial está focado na qualidade de vida e lazer voltado à saúde física e mental, considerando as sérias consequências provocadas pelo confinamento das famílias e profissionais liberais durante a pandemia. Focamos em levar tranquilidade, segurança e experiência para toda família, desde adultos, crianças, pets, idosos e casais.

Explorando o enorme potencial que a região oferece pela própria natureza, repensamos desde a estrutura física do hotel até a alimentação, cenário e atividades direcionadas para descontração e prazer em viver.

O Hotel Fazenda Vale das Águas criou experiências com pacotes que envolvem atrações na cidade, como passeio à Cascata Águas de Santa Bárbara, além de experiências gastronômicas incríveis em nosso modelo à la carte de alta qualidade. Investimos em infraestrutura de nossa internet para que o home office seja tranquilo e eficiente. Podendo unir trabalho e lazer.

Deixamos também a experiência do usuário mais ágil e com melhor usabilidade, para que o processo possa ser 100% online, mas também com intervenção humana para garantir o acolhimento e experiência personalizada para cada cliente. Para finalizar e transmitir todo o nosso DNA aos hóspedes, fizemos o rebranding da marca, onde iremos apresentar o nosso propósito, missão, visão e valores.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Fazenda Vale das Águas