De volta ao Três perguntas para, Eduardo Murad vive uma nova fase em sua vida profissional. Após deixar a cadeira de diretor executivo da Alagev (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas), o executivo aprofundou sua atuação no setor.

Em março de 2021, foi nomeado diretor geral do Grupo R1, auxiliando na gestão da empresa e na captação de novos projetos. Mas desde dezembro, Murad vem investindo em uma nova empreitada ao lado do sócio, Luis Mazzi. Unindo suas expertises, os profissionais lançaram a 3Sixty, produtora de eventos e live marketing.

Com a inovação em seu DNA, a empresa oferece serviços de ativação de marca, eventos corporativos, viagens de incentivo, entre outros serviços. Para 2022, a produtora já conta com 10 eventos confirmados nos formatos presencial e híbrido.

Eduardo Murad é graduado em Turismo pela Anhembi Morumbi, com MBA em Turismo e Hospitalidade e Entretenimento pela FGV (Fundação Getulio Vargas), além de possuir extensão internacional na Ohio University College of Business.

Três perguntas para: Eduardo Murad

Hotelier News: Após deixar a Alagev, como ficou a sua relação com o setor de eventos?

Eduardo Murad: Minha relação com eventos, na verdade, vem antes da Alagev. Trabalhei na Siemens e IBM na área de Compras de Viagens e Eventos, e fui diretor de Vendas de Viagens e Eventos na Alatur JTB. Mas sim, minha relação com o setor se intensificou quando estive na ALAGEV por conta de todos os eventos que realizamos (mais de 60 por ano) e toda a transformação do LACTE, além de todo o relacionamento com as associações de eventos como AMPRO, ABRAPE, ABEOC e UBRAFE, entre muitas outras. Essa vivência me permitiu construir boas conexões com todos os players do mercado e muito conhecimento na área. Tanto é que sai da ALAGEV e entrei no grupo R1 como diretor geral, focado 100% no setor, onde fiquei até dezembro de 2021. E hoje como sócio fundador da 3Sixty, a mais nova produtora de eventos e live marketing que acabamos de lançar no mercado. Então, hoje sou 100% focado em eventos, seja em qualquer área de Mice e live marketing.

HN: Recentemente, o governo de SP recomendou a redução de público para eventos com a chegada da variante Ômicron. De que forma a 3Sixty e o setor vêm sentindo o impacto da segunda onda?

EM: Temos sentido alguns clientes mudarem datas e formatos (de presencial para híbrido ou virtual), porém muito mais preocupados com a saúde e bem estar dos colaboradores do que um impacto gerado pelas recomendações do governo. Temos bons sinais da indústria acreditando nos eventos físicos, como a realização da Couromoda essa semana e alguns outros eventos corporativos também. É importante sempre lembrar que a indústria de eventos é uma das mais protocolares que existem, e estamos preparados para organizar ações que cumpram todos os protocolos exigidos e recomendados, sejam pela OMS ou pelos governos locais. A vacinação no Brasil tem ajudado a reduzir bastante os números de internação e mortes por Covid-19, o que é um bom sinal para o setor. Temos que tomar todos os cuidados possíveis, mas estamos confiantes de que os índices de contágio voltarão a cair em breve.

HN: Quais os planos e prioridades para 2022?

EM: A 3Sixty é praticamente uma startup, embora nossa experiência seja grande. Nossos planos são ambiciosos: termos clientes fiéis e sermos fornecedores homologados em grandes empresas; entrar em concorrências para projetos de eventos corporativos e ativações de marca (live marketing); criar campanhas e viagens de incentivos. Nossa prioridade: o cliente!

(*) Crédito da foto: Divulgação/3Sixty