Paulistano de 36 anos, casado e pai do Benjamin, Diego Soares é um dos responsáveis pela expansão da Bourbon Hotéis & Resorts, rede que atua há pouco menos de dois anos. Antes de chegar à rede paranaense, atuou por 17 anos na Atlantica Hospitality International, onde começou como office boy.

Grande adepto da leitura, Soares vê no hábito a melhor maneira de absorver conhecimento. Como recomendação, o executivo indica os livros Essencialismo, de Greg McKeown, e O Jogo Infinito, de Simon Sinek.

Formado em Ciências Contábeis pela Unip (Universidade Paulista), com MBA em Gestão 4.0, Liderança e Inovação pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Soares conversou com a reportagem do Hotelier News sobre os desafios atuais do setor e o plano de expansão da Bourbon, que recentemente converteu um hotel em Indaiatuba (SP). Confira!

Três perguntas para: Diego Soares

Hotelier News: Atualmente, quais são os mercados mais promissores para a Bourbon?

Diego Soares: Uma boa maneira de responder a essa pergunta é observar as mudanças do momento em que estamos passando, de reorganização das necessidades pessoais e profissionais de cada um. Todos estão reavaliando o que era essencial e mudando suas prioridades – e a hotelaria sofre impacto direto com isso. Portanto, seria injusto determinar somente um mercado promissor, basta observarmos o que ocorreu após esse turbilhão que vivemos nos últimos 18 meses.

Existem inúmeras oportunidades em todos os mercados. Observamos o mercado de luxo e de lazer atingindo patamares de diária média nunca alcançados, assim como o mercado econômico sendo procurado por empresas que até então não utilizavam tais categorias. Um ponto importante é que os investidores têm observado e questionado muito mais sobre o segmento e a estrutura dos empreendimentos, com intuito não só de conhecê-lo, mas com o objetivo de estruturá-los para que tenham mais atrativos. Atualmente, os investidores buscam mais do que uma torre vertical para um empreendimento hoteleiro. Procuram implantar experiências voltadas ao lazer, pensando em obter assim o produto mais completo possível para atender a um mercado muitas vezes não explorado.

HN: Recentemente, a rede converteu um hotel da marca ibis em Indaiatuba (SP). Pode-se dizer que a expansão no interior paulista é uma tendência da rede?

DS: O crescimento no interior paulista é, na verdade, uma realidade para todas as redes hoteleiras, pois existem grandes investimentos sendo injetados na região. A verdade é que o interior paulista nunca teve seu potencial totalmente explorado, realidade que vem mudando, seja por meio de centros de distribuição, shoppings, aeroportos, corretoras de valores, entre outros negócios. Logo, a região está sendo observada por todos neste momento e, com certeza, estamos atentos.

HN: Existe alguma categoria que está sendo priorizada nessa expansão? O que tem valido mais a pena: hotéis econômicos ou já existe algum projeto midscale na mira da Bourbon?

DS: Atualmente, temos um grande equilíbrio de categorias em nossos leads para novos projetos, lembrando que uma das marcas registradas da Bourbon é seguir com o plano de expansão de forma cautelosa. Para nós, cada projeto deve ser analisado em conjunto com o investidor, o que nos proporciona um alinhamento de expectativas, nunca pensando apenas na quantidade, mas oferecendo uma relação perene e confortável para ambos.

Lembrando que por trás de uma categoria existe um contexto enorme que deve ser avaliado e todos os detalhes são pensados com base em muitos estudos. E, não custa lembrar mais uma vez, as decisões são tomadas em conjunto com nossos investidores. Durante este ano, diante de todos os desafios, a Bourbon realizou a inauguração do Rio Hotel by Bourbon São Paulo e do Bourbon Fortaleza, o que reforça mais uma vez a questão do equilíbrio na expansão. Além disso, faltando pouco mais de três meses para encerrar 2021, estamos bem confiantes em apresentar novos projetos ainda esse ano.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Bourbon Hotéis & Resorts