Gaúcho natural de Bagé e gremista de coração, Diego Cáceres divide seu tempo entre o comando da Laghetto Hotéis e sua família. Casado há 15 anos, pai de dois filhos e entusiasta de um bom churrasco, o CEO de 38 anos está à frente da rede há seis anos.

Formado como bacharel em Sistemas de Informação e dono de um MBA em Gestão de Vendas, Cáceres atua no setor hoteleiro há 22 anos. Em sua gestão na Laghetto Hotéis, o profissional vem sendo um dos responsáveis por uma expressiva expansão da rede na Serra Gaúcha, com 19 unidades no portfólio.

Recentemente, a rede iniciou as operações de mais um empreendimento de multipropriedade, o Golden Gramado Resort Laghetto, em parceria com a WAM Group. E as novidades não devem parar por aí. De acordo com Cáceres, outros destinos como São Paulo e Santa Catarina estão no radar da empresa.

Três perguntas para: Diego Cáceres

Hotelier News: A Laghetto Hotéis vem reforçando sua presença na Serra Gaúcha com a abertura de mais unidades. E quanto às outras regiões? A rede tem planos de expandir para novos estados?

Diego Cáceres: Sim, temos um plano de expansão audacioso que será retomado em breve. Destinos como São Paulo e Santa Catarina estão no radar e no planejamento há algum tempo.

HN: Na distribuição, as operadoras têm grande destaque. Qual foi o peso da parceria com as agências para a retomada?

DC: A parceria com as operadoras, agências e clubes de férias é fundamental para o sucesso do negócio o ano inteiro. Porém, estes players vendem com antecedência, ou seja, para clientes que programam a viagem com 30, 60 ou 90 dias de planejamento. E a pandemia fez com que as pessoas tivessem receio de programar a viagem muitos meses antes. Dado a este fator, obtivemos sucesso, saindo na frente na recuperação, impulsionados, principalmente, pela demanda doméstica, do regional e hóspedes que conseguem se deslocar de carro para aproveitar a Serra Gaúcha durante os finais de semana, tendo os canais de venda direta com maior representatividade neste período, catalisados pela força da nossa marca no Sul do país.

HN: Gramado vem puxando a diária média da rede, chegando bem próximo aos patamares de 2019. Quais fatores foram relevantes para atingir tais níveis?

DC: Estamos obtendo sucesso devido ao trabalho constante de análise da estratégia tarifária. Com a conversão ocorrendo cada vez mais próxima da data de hospedagem, fez-se necessário analisar e ajustar a estratégia quase que diariamente para sermos assertivos. Observamos um grande crescimento da venda direta durante a pandemia, permitindo uma diária média líquida melhor. Além disso, com o fechamento das fronteiras internacionais, um público seleto de alto poder aquisitivo está viajando para Gramado e região”.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Laghetto Hotéis