Profissional ativo e apaixonado por esportes, Danilo Stacciarini é praticante de corridas de rua na modalidade meia maratona e surf. E é com esse pique de atleta que o executivo comanda o Nobile Suítes Monumental, em Brasília. Diante dos desafios que a capital federal, praça predominantemente corporativa, o gerente geral precisou se reinventar e buscar atrair novos públicos.

“Com toda a certeza, 2020 foi o ano mais desafiador para qualquer gestor hoteleiro do Brasil e do mundo. Nos primeiros meses da pandemia, nosso hotel sofreu uma queda abrupta de quase 90% de ocupação. Como Brasília é uma cidade receptiva do turismo corporativo, de eventos e político, e como a demanda desses segmentos ainda está muito baixa, tivemos que nos reinventar e procurar novos nichos de mercado”, revela Stacciarini.

Formado em Administração Hoteleira e pós-graduado em Gestão de Negócios Turísticos pela UnB (Universidade de Brasília), o profissional ainda possui formação técnica em Transações Imobiliárias. Além de gerente geral da unidade brasiliense, Danilo Stacciarini também administra um condomínio de grande porte da cidade.

Sob sua gestão, o Nobile Suítes Monumental conquistou, por duas vezes consecutivas, a certificação do Selo de Qualidade Nobile, além de ser reconhecido, em 2019, com três importantes premiações: Melhor Performance do G.O.P (lucro líquido), Melhor Índice de Satisfação dos Colaboradores e Menor Índice de Turnover.

Além da área operacional, o executivo possui mais de 15 anos de experiência no ramo de vendas atuando nos segmentos de Turismo, Hotelaria e Aviação com passagem por grandes empresas como TAM Linhas Aéreas e Trend Operadora.

Três perguntas para: Danilo Stacciarini

Hotelier News: Com o corporativo ainda em níveis baixos e com Brasília tendo naturalmente baixa demanda de lazer, como tem sido gerir o hotel ao longo dessa crise? Quais foram os principais desafios?

Danilo Stacciarini: Com toda a certeza, 2020 foi o ano mais desafiador para qualquer gestor hoteleiro do Brasil e do mundo. Nos primeiros meses da pandemia, nosso hotel sofreu uma queda abrupta de quase 90% de ocupação. Como Brasília é uma cidade receptiva do turismo corporativo, de eventos e político, e como a demanda desses segmentos ainda está muito baixa, tivemos que nos reinventar e procurar novos nichos de mercado. Passamos a fazer pacotes e promoções para atender ao público local, principalmente aos finais de semana, além de trabalhar com parcerias com o segmento esportivo, que desde o final de 2020 começou a ter alguns eventos na cidade.

Nosso maior desafio tem sido tomar decisões importantes em um curto período de tempo. Tivemos que estudar sobre um tema novo, para o mundo todo, e assim executar ações ainda não previstas em manuais. A adaptação de todo o hotel para o cenário da pandemia foi um desafio muito grande, pois, tivemos que treinar, rapidamente, toda a equipe para um “novo normal”, espalhar dispensers de álcool em gel por todo o prédio, instalar barreiras de acrílico em alguns locais, colocar sinalização de distanciamento, entre muitas outras medidas adotadas. Estudar muito bem o fluxo de caixa da empresa e manter uma comunicação efetiva com o conselho de investidores para assim tomar a decisão de manter o hotel aberto, durante todo o período da pandemia, também foi outro desafio muito importante, pois, o “justificável” seria fechar as portas no momento mais crítico.

Por trás da decisão de manter o hotel aberto, havia uma série de fatores e grandes riscos a serem encarados, mas, analisando o cenário atual temos a certeza que tomamos as decisões assertivas. Acredito que o imediatismo nas ações frente às incertezas tem sido outro grande desafio e um dos fatores chave para o enfrentamento dessa crise.

HN: Pessoalmente, como foi liderar nessas condições? O que você aprendeu de importante em 2020?

DS: Assim que a Covid-19 chegou ao Brasil, comecei a estudar muito sobre a doença e desde então, comecei a manter uma comunicação constante com todos os colaboradores da empresa sobre esse tema. Acredito que uma das tarefas do líder, principalmente nesse momento, seja de munir a equipe com informações confiáveis e passar tranquilidade para todos. Uma estratégia que adotei como gestor, foi unir ainda mais a equipe e trazer os colaboradores para o centro estratégico da empresa. Muitas das ideias adotadas foram retiradas das reuniões com a equipe e isso fez com que os mesmos ficassem motivados por estarem participando das decisões importantes tomadas pelo hotel. Nesse período, foi necessário fazer uma redução no quadro de colaboradores da empresa e para que isso não afetasse o psicológico dos demais, fizemos um trabalho focado, envolvendo inclusive uma psicóloga especializada, para que a equipe atual se mantivesse ainda mais unida e motivada. O resultado foi extremamente positivo e o senso de cuidado uns com os outros e a preocupação com o trabalho em equipe são coisas muito gratificantes de se ver.

Eu acredito muito que cuidando bem dos colaboradores os mesmos cuidarão bem dos clientes da empresa e assim, os bons resultados aparecerão, por isso, nesse momento de Pandemia, procurei aumentar os cuidados com os colaboradores e passar mais confiança a todos. Meus grandes aprendizados nesse ano de 2020 foi justamente que a união das pessoas faz toda a diferença, que devemos valorizar ainda mais a família e o trabalho em equipe, além de valorizar coisas pequenas do dia a dia que por muitas vezes passavam despercebidas.

HN: Pensando em 2021, os desafios seguem os mesmos ou o cenário tende a mudar?

DS: O ano de 2021 ainda tem muitos desafios que precisaremos superar. Acredito que somente com a vacinação em massa conseguiremos a tão sonhada retomada econômica. Temos a ciência que a pandemia ainda não acabou, sendo assim, os desafios e os cuidados continuam os mesmos. Projeto um cenário melhor para o segundo semestre deste ano, na qual acredito que boa parte da população já estará vacinada e assim, possamos ter, em Brasília, a retomada de alguns eventos corporativos, culturais e esportivos, além das viagens a negócios e políticas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Nobile Hotels & Resorts