Cida Aguilar é adepta de exercícios físicos e gosta de se dedicar à prática do ciclismo nas horas vagas. Além disso, a CEO do Grupo Aguilar & Lima, de Itacaré (BA) é uma verdadeira apaixonada pelo Turismo – área na qual chegou a cursar alguns períodos na faculdade – e hotelaria, e abriu o primeiro hotel do grupo com o intuito de conhecer e vivenciar o setor na prática.

Na sessão de hoje (26), o Hotelier News recebe a profissional, que fala das estratégias do grupo para a retomada da hotelaria e os desafios dos empreendimentos independentes neste momento tão crítico para o segmento. Confira!

Três perguntas para: Cida Aguilar

Hotelier News: Para este ano, quais os principais objetivos do grupo? Há planos de expandir o portfólio?

Cida Aguilar: A visão diferenciada de crescimento do grupo Aguillar começou desde a abertura, em 2002, da primeira pousada – a Pousada Pedra Torta. Quando do início da construção do empreendimento, estava com um bebê de 2 anos e 6 meses e distante da presença de meu esposo que continuou suas atividades laborais em Teixeira de Freitas para uma maior segurança da família. À época, como eu era vendedora de automóveis, era mais fácil atuar em qualquer lugar, fizemos a opção de que eu acompanharia o processo de construção da pousada. E, deste momento em diante, nunca paramos de dar asas aos nossos sonhos – era um contínuo processo de crescimento.

Cada nova ideia que vislumbrávamos como oportunidade de negócio era seguida de um plano que logo era colocado em execução. Um crescimento contínuo sempre com novas aspirações, muito alicerçado na confiança e credibilidade de nossos produtos junto às operadoras de turismo do Brasil e algumas estrangeiras.

De lá para cá, além de expansão em outros empreendimentos – em 2009, Hotel Boutique Terra Boa; 2016, Pousada Vira Canoa; 2020, Cabana Paradise – colecionamos vários prêmios nacionais e internacionais de qualidade nos serviços, como o Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora, concorrendo com todos os outros estados da Federação.

Além disso, também conquistamos o Prêmio Destaque Empresarial e Empreendedorismo Itacaré 2018, Latin American Quality 2019 e 2020, Troféu Imprensa Baixo Sul em 2021.

Neste desafio de crescimento, sempre buscamos estar dentre os melhores a partir de grandes investimentos em qualificação e certificação, à exemplo da Certificação ISSO 9001, dentre outras.

Para o ano de 2022, já está em nosso plano de crescimento o Resende Imperial Hotel, um hotel conceito que, por suas características inovadoras, tende a ser um divisor de água na hotelaria de Itacaré, com geração de aproximadamente 200 empregos diretos, além de diversas terceirizações. A propriedade é uma opção de lugar diferenciado para os turistas que visitam a região, gerando renda e dinamizando a economia.

HN: Quais diferenciais competitivos os empreendimentos estão trazendo neste momento de retomada do setor?

CA: O Grupo Aguilar & Lima tem, entre os seus princípios, a inovação constante e, portanto, busca como premissa uma prestação de serviços e uma gestão com diferenciais competitivos, dos quais se destacam a relação de parceria com o poder público municipal e ONGs (organizações não governamentais); pioneirismo na reabertura segura dos empreendimentos, cumprindo todos os protocolos de segurança; adoção de políticas flexíveis de cancelamento; manutenção de todo o quadro de funcionários; e, por fim, formação e qualificação de colaboradores com política que oportuniza o crescimento profissional.

HN: Para o pós-pandemia, quais serão os principais desafios do grupo? O que será priorizado?

CA: O nosso grande desafio é uma análise cuidadosa do mercado, analisando as mudanças no perfil dos turistas e implementando uma práxis que evolua junto com as suas necessidades. Cremos que o cenário atual deve perdurar no mínimo até 2023 e até lá vamos precisar manter a segurança de nossos clientes para assegurar taxas de ocupação competitivas.

Para isto, está em nossos planos de operação, estratégico e operacional, o investimento em treinamentos, cuidado com a saúde mental dos colaboradores, manutenção de uma qualidade superior, renovação do IS0 9001 e a contribuição social na qualificação da mão-de-obra local, assegurando que o destino possa se manter na excelência dos serviços prestados aos turistas.

Enfim, nosso plano é sonhar grande, para dentro e fora de nossos negócios, com um olhar responsável para os destinos Itacaré e Costa do Cacau, verdadeiros paraísos baianos.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal