Ao longo de toda sua trajetória de 18 anos, o Hotelier News sempre buscou ouvir os principais especialistas da indústria de hospitalidade no Brasil e no mundo. Hoje (10), na sessão Três perguntas para, tivemos novamente essa sorte, com a participação de trazer uma dessas personalidades. PhD pela University of Basse Normandie (França), com mais de 20 anos de experiência na criação, implementação e gestão de novos conceitos do setor, Dr. Christine Demen Meier é a atual managing director Les Roches Worldwide.

A executiva tem entre seus principais interesses de pesquisa a gestão estratégica de PME em hotéis e restaurantes e empreendedorismo hoteleiro, bem como prospecção de empregos na indústria de serviços de alimentação. Além disso, Christine possui uma vasta experiência em consultoria hoteleira e gestão de diversos restaurantes localizados na Suíça, Costa do Marfim, Turquia e Ucrânia.

No bate-papo com a reportagem, ela falou sobre possíveis gaps na formação de hoteleiros e os principais tendências da hotelaria atual. Além disso, deu dicas para os jovens profissionais do setor interessados em melhor se capacitar para os desafios do setor. Confira!

Três perguntas para: Christine Demen Meier

Hotelier News: A hospitalidade, em termos globais, ainda tem uma série de facetas a avançar. Na sua opinião, quais as principais? O que é preciso para que essa evolução chegue aos mercados mais atrasados, como o Brasil?

Christine Meier: As lacunas na hospitalidade são uma realidade em todo o mundo. Para que a hospitalidade progrida, a educação é fundamental, a fim de treinar a força de trabalho para ser especialista em sua posição e campo de atuação. O setor requer profissionais com hard e soft skills, capazes de se adaptar às mudanças e com grande conhecimento das especificidades dessa indústria. Os empregadores do setor de hospitalidade estão cada vez mais procurando candidatos com diplomas especializados em hotelaria, juntamente com experiências relevantes na indústria. Para os jovens graduados, é obrigatório inscrever-se num curso que lhes permita adquirir competências e experiência profissional.

Na Les Roches, oferecemos um forte conhecimento teórico em sala de aula, mas também acreditamos firmemente que o conhecimento não é e não deve ser adquirido apenas nesse ambiente. Neste sentido, baseamos o nosso ensino num método que conjuga conhecimentos teóricos e práticos. Estágios, estudos de caso, workshops e viagens de campo são exemplos das ferramentas que utilizamos para confrontar nossos alunos com a realidade do setor e os desafios que enfrentarão ao ingressar no mercado de trabalho. Temos um forte vínculo com a indústria e sabemos da sua realidade e necessidades, o que é muito importante para podermos entender como preparar nossos alunos para se destacarem.

HN: A hospitalidade está presente em diversos setores e profissões. Então, quão importante é esse tipo de ensino no mundo de hoje, onde a tecnologia está avançando a cada dia? Em que ponto podemos melhorar para evitar que robôs “roubem” a atenção dos clientes?

CM: Meu conselho seria sempre desenvolver um espírito inovador e explorar o uso da tecnologia para aumentar a sustentabilidade dos negócios e em benefício da sociedade, o que permite promover um crescimento mais inteligente. As jovens gerações de empreendedores precisam entender a importância da tecnologia em nossas vidas e seus benefícios, mas também estar cientes dos aspectos mais sombrios disso.

Na Les Roches, percebemos a importância de jovens empreendedores serem apoiados e orientados. Foi assim que começou a ideia do Spark, nosso centro de incubação no campus. Spark é um centro multidisciplinar, que reúne expertise tecnológica e setorial, em que estudantes Les Roches, empreendedores, inovadores, start-ups, empresas globais e locais estão criando o futuro da hospitalidade, reinventando a experiência do cliente.

Por meio do Spark, oferecemos coaching de start-up e incubação, desenvolvimento e testes de produtos e serviços, além de expertise tecnológica em Inteligência Artificial, blockchain, realidade virtual e aumentada, entre outras tecnologias. O Spark permite que empreendedores em formação, mas também proprietários de empresas, se inspirem para inovar e criar melhor.


“Afinal, o serviço de hospitalidade diz respeito ao atendimento prestado e ao toque humano. A tecnologia é usada para aprimorar uma experiência e melhorar um processo ou serviço. Em vez de ‘roubar’ qualquer coisa do serviço e da experiência fornecidas, a tecnologia complementa e melhora.”

Christine Demen Meier, managing director Les Roches Worldwide


HN: Quais as tendências previstas pela Les Roches na hospitalidade nos próximos meses? O que embasa essa opinião?

CM: A digitalização é uma das tendências mais significativas no setor de hospitalidade e também na área de educação. Agora, tornou-se uma necessidade para os futuros profissionais dominar as tecnologias disponíveis. Para fornecer aos nossos alunos uma experiência sob medida e prepará-los da melhor forma para os desafios que enfrentarão ao longo de sua carreira, nos certificamos de abraçar o melhor de ambos: os mundos real e virtual. Um bom exemplo de onde reunimos isso é o primeiro Certificado em Inteligência Artificial aplicado à gestão de hospitalidade, lançado em parceria com Aivancity, uma escola de tecnologia e negócios com sede em Paris.

O programa de cinco dias, em execução a partir de setembro de 2021, inclui dois dias de design de sprint, com foco na imaginação e prototipagem de uma solução de IA para o setor de hospitalidade. Essa iniciativa se complementa ao mestrado dedicado em Estratégia de Hotelaria e Transformação Digital e ao lançamento da Spark Innovation, uma nova incubadora de start-up e inovação tecnológica da Les Roches. Este certificado é mais um passo em frente para avançar na integração de tecnologia dentro dos nossos currículos. Provedores de educação em hospitalidade devem encorajar o empreendedorismo e a inovação em todos os seus cursos. Este é o caminho a seguir após a pandemia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Les Roches