O esporte sempre fez parte da vida de Carolina Gomide, mas ela não esconde sua preferência pelo vôlei. Aos 43 anos, a gerente geral do Transamerica Prime Ribeirão Preto é apaixonada por viagens e está sempre de malas prontas para novas descobertas.

Natural de Ribeirão Preto (SP), Carolina quase tomou outros rumos profissionais. Em 1997, ingressou na faculdade de Direito, até descobrir que uma faculdade de Hotelaria estava prestes a abrir em sua cidade natal. “A UNIP lançou seu primeiro curso de Bacharelado em Turismo e Hotelaria e lá fui eu. Prestei um novo vestibular e mudei de área. Já era apaixonada por hotel como hóspede e adorava ver o glamour de tudo nos filmes e reportagens que envolviam o assunto. Hoje, sabemos que a realidade é um pouco diferente”, conta.

Olhando do lado de dentro da operação, a gerente descobriu do que a hotelaria é feita — o que aumentou ainda mais o amor e a admiração pelo setor. “Por trás do glamour há muito trabalho e uma vontade imensa de inovar e fazer cada vez melhor para poder fidelizar nossos clientes em um mercado tão competitivo. Mas descobri minha verdadeira paixão! Amo o que faço”, continua.

Sua trajetória profissional começou aos 18 anos, como estagiária em uma agência de turismo. Mais tarde, ingressou na hotelaria como recepcionista do Sleep Inn Ribeirão Preto, da Atlantica Hospitality International. “A empresa foi crescendo muito rápido e muitos profissionais, como eu, se agarraram às oportunidades oferecidas. Sempre atuando nas áreas operacionais, logo fui promovida a supervisora de Recepção e gerente de Serviços Regional, onde pude participar de muitas implantações, take-overs e Inspeções de Selo Azul (selo de qualidade da rede)”.

Carolina também passou pelo cargo de gerente de Operações até assumir sua primeira gerência geral, aos 24 anos. “Trabalhei nos mercados de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasília, Taguatinga, Goiânia, Recife, e por último uma vivência em Portugal como spa Manager do Sheraton de Lisboa – um grande hotel de Luxo onde aprendi uma outra realidade. Voltei para minha terra natal em busca de minhas raízes e encontrando um mercado totalmente diferente do que deixei”, finaliza.

Três perguntas para: Carolina Gomide

Hotelier News: Quais os principais desafios de assumir uma gerência geral em pleno momento de retomada? O que o mercado pode esperar do Transamerica Prime Ribeirão Preto para 2022?

Carolina Gomide: Os desafios são muitos, com certeza! Desde motivar uma equipe que passou por muitas mudanças e viveu algo inédito no âmbito profissional, reimplantar serviços que precisaram ser deixados de lado em algum momento, e, principalmente, resgatar uma fatia de mercado que naturalmente fez uma pausa ou até mesmo reinventou a forma de fazer reuniões e eventos no período da pandemia. Muitos ainda estão voltando aos poucos. Porém estamos muito felizes de ver a máquina girando novamente e as boas surpresas que têm nos colocado em uma crescente neste ano de 2022. Temos buscado novos clientes, e de certa forma, ouvido com mais atenção os nossos hóspedes, no intuito de melhorar constantemente a qualidade de nossos serviços, como foco num atendimento diferenciado.

HN: Ribeirão Preto é uma praça secundária relevante para o estado de São Paulo, mas com forte perfil corporativo. De que forma o empreendimento vem trabalhando outros nichos de mercado? As empresas já estão retornando ao hotel?

CG: As empresas estão retornando sim, com seus eventos ainda de forma mais tímida, mas gradativamente mais ativas. É muito bom poder rever os rostos conhecidos e retomar os negócios depois de quase dois anos. É gratificante trabalhar novamente neste mercado, o qual aos poucos vi crescer e ganhar novos hotéis de rede e novas formas de trabalho. Continuamos com o nosso apelo do agronegócio e corporativo, mas há muito tempo, quem vive em Ribeirão Preto sabe que ela movimenta muito o lazer nos fins de semana. Seja para atender os passeios em famílias com sua estrutura de shoppings e gastronomia que se destacam na região, como recebendo pessoas de todo o Brasil e de fora para os eventos na cidade. Já entramos na Rota dos Shows Internacionais e este ano já temos alguns previstos. Nosso hotel também é pet friendly, e isso é muito importante para não deixar ninguém de fora! Queremos agradar a todos os públicos!

HN: Em sua chegada, você disse que um dos focos é o crescimento da diária média. Quais estratégias o hotel está adotando para elevar sua tarifa?

CG: É muito importante neste momento de retomada podermos ouvir o cliente e reposicionar nosso produto para atender às suas necessidades. Estamos sempre atentos aos detalhes, para melhorar o serviço e poder criar valor aos olhos do hóspede. Além disso, hoje podemos contar com ferramentas dinâmicas e tecnologia de primeira que nos ajuda a sair na frente do mercado em busca de melhores oportunidades na guerra tarifária, que acontece naturalmente. Queremos trazer o melhor e somos competitivos e atentos para poder fazer diferente. Também acredito muito que é preciso ouvir a equipe, o seu colaborador que está na linha de frente todos os dias, e colocá-los dentro de todas as metas e as conquistas também. Em qualquer mercado ou segmento, acredito que é fundamental trazer um time engajado e que gere bons frutos. O espírito é: crescer juntos! Hoje estamos apostando nessa velha estratégia, sem dúvida alguma!

(*) Crédito da foto: Divulgação/THG