Carlos Telecki é paulistano, pai de uma menina. Nas horas vagas, gosta de se dedicar à prática do surfe e stand up paddle. Além disso, é fã de rock clássico e, devido ao seu background no segmento de A&B (Alimentos & Bebidas), gosta sempre de cozinhar. Como indicações de leitura, o head de Operações da Parquetur deixa as biografias de Abílio Diniz, Barack Obama e Elon Musk.

Telecki é graduado em Turismo e pós-graduado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Além disso, possui MBA em Hospitalidade pela Business School. Em sua trajetória profissional, atuou durante 14 anos na Accor, respondendo por bandeiras como Sofitel, Mercure e Ibis.

Na sessão de hoje (23) do Três perguntas para, o Hotelier News recebe o profissional para um bate-papo descontraído sobre as expectativas para 2022.

Três perguntas para: Carlos Telecki

Hotelier News: Neste momento tão importante, de retomada do turismo, muitas pessoas têm buscado novas experiências. Neste sentido, você acredita que o ecoturismo vai ter um peso ainda maior no setor?

Carlos Telecki: O Ecoturismo no Brasil, segundo dados da Embratur, tem crescimento acima de dois dígitos anualmente – consecutivamente – desde 1993. Nesse momento pós-pandemia, no qual a rotina das pessoas adaptou-se para hábitos mais saudáveis, espera-se uma intensificação dessa tendência de atividades em áreas abertas e reconectadas com a natureza. O Brasil é um país rico em atrativos com muito ainda a ser descoberto e redescoberto.

HN: Para este ano, quais estratégias têm sido adotadas pela Parquetur e principalmente pelo parque Caminhos do Mar?

CT: O parque está localizado em uma região próxima ao maior centro urbano da América do Sul, a apenas 30 minutos de São Paulo. Nosso foco é criar eventos esportivos e culturais com parceiros para atender a todos os públicos, bem como em atrair escolas para educação ambiental e histórica através do estudo do meio, além de disponibilizar melhorias e facilidades aos visitantes, como novos atrativos e infraestrutura.

Em 2022 o Parque Caminhos do Mar fará parte da agenda Bonifácio, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, com programação especial de atividades. Além disso, o restauro dos monumentos históricos do parque está à pleno vapor, incluindo a Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado do Brasil e local por onde D Pedro I percorreu o trajeto no dia 07/09/1822.

HN: Você assumiu o cargo de head de operações da Parquetur ainda no ano passado, em uma fase crítica da pandemia. Falando justamente da operação, o que muda de 2021 para 2022 e quais são as metas a serem atingidas neste ano?

CT: Iniciamos a concessão do Parque Caminhos do Mar (também conhecido como Estrada Velha de Santos) em junho de 2021. Em 2022, atingiremos 100 mil visitantes, recolocando o espaço na cultura da população paulista e nacional. Para os anos seguintes, a meta é alcançar 600 mil visitantes.

(*) Crédito da foto: Reprodução/LinkedIn