Carlos Maurício Meira de Oliveira Periquito, ou então apenas Carlos Periquito, é atual diretor executivo da ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco). Com perdas significativas no turismo regional, o profissional acompanha de perto a escalada da região, que vê mês a mês uma retomada nos números de ocupação.

Em julho, o estado nordestino registrou alta de 18,9% em suas atividades turísticas, segundo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os números colocaram Pernambuco no ranking de recuperação do setor, acima da média nacional de 4,8%. Agora, o governo e associações se mobilizam para promover iniciativas que fomentem a indústria para a alta temporada e 2021.

“O governo de Pernambuco está construindo junto ao trade turístico o Planejamento Estratégico do Turismo para os anos de 2021 e 2022, com a definição de ações a serem desenvolvidas para uma retomada efetiva no estado, nas diversas áreas de atuação, como a área promocional, estrutural, de marketing, entre outras”, revela o diretor.

Formado em Administração de Empresas e em Tecnologia da Informação, Periquito com uma experiência de 40 anos no setor hoteleiro. Em seu tempo livre, gosta ainda de praticar atividades náuticas, ouvir uma boa música e assistir a peças de teatro.

Três perguntas para: Carlos Periquito

Hotelier News: Em agosto, cerca de 10% da hotelaria pernambucana ainda não havia retomado as operações. Como está o cenário de reabertura hoje? Já existem dados sobre hotéis que fecharam definitivamente?

Carlos Periquito: Atualmente, 90% da hotelaria de Pernambuco já retornou às suas atividades. Temos uma estimativa de que, até o momento, 5% dos hotéis que se encontram fechados apresentam uma expectativa de retomada, enquanto 5% não voltarão a operar nos próximos 12 meses.

HN: Também em agosto, a malha aérea estava reduzida para 30% de sua capacidade. A demanda de voos já apresentou melhora? Como está o turismo na região?

CP: A demanda de voos está evoluindo mensalmente. Em setembro, tivemos o aumento da malha aérea para 40%, comparado ao período anterior à pandemia (mês de fevereiro de 2020), e em outubro chegamos a 57%. O turismo regional está impulsionando o lazer e estamos com a ocupação média na Região Metropolitana do Recife em 45%.

HN: Desde o início da crise, Pernambuco desenvolveu iniciativas como o Selo do Turismo Seguro, para auxiliar a hotelaria e o turismo local. Quais outras medidas vêm sendo discutidas para fomentar o turismo da região? Quais as perspectivas para o próximo ano?

CP: O governo de Pernambuco está construindo junto ao trade turístico o Planejamento Estratégico do Turismo para os anos de 2021 e 2022, com a definição de ações a serem desenvolvidas para uma retomada efetiva no estado, nas diversas áreas de atuação, como a área promocional, estrutural, de marketing, entre outras. Além disso, a ABIH-PE estabeleceu parcerias junto ao Sebrae-PE e Senac-PE, oferecendo consultorias gratuitas para microempresas e empresas de pequeno porte e programas de qualificação profissional para os funcionários da hotelaria. A perspectiva para o próximo ano é de uma retomada lenta e progressiva das atividades turísticas.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News