Beatriz Blecher Catto gosta de cozinhar, experimentar novas experiências gastronômicas, ficar com sua família, ler e assistir documentários da Netflix sempre que tem tempo. A Diretora Regional de Admissões da Les Roches também adora viajar pelo mundo e ver seus ex-alunos tendo as melhores carreiras nas propriedades mais maravilhosas. A executiva ainda revela que sente falta de viajar para o Brasil e comer uma boa pizza de São Paulo.

Beatriz é graduada em Hotelaria pelo Senac, possui MBA em Marketing na ESPM e pós-graduação em Luxo na Universidade de Geneva. Ela já teve passagens por empresas como Walt Disney, Royal Caribbean, Hilton, American Express e Laureate. Desde 2016, é diretora regional Américas da Sommet Education, grupo educacional que controla instituições de ensino como Glion, Les Roches e Ecole Ducasse.

Hoje (14), o Três perguntas para entrevistou Beatriz para saber dos desafios que os alunos enfrentam, as estratégias de divulgação e atração de novos alunos da Les Roches e o interesse pelo estudo da hospitalidade.

Três perguntas para: Beatriz Blecher Catto

Hotelier News: Existem desafios para o processo de admissão de alunos hoje em dia? Quais?

Beatriz Blecher Catto: A impossibilidade de encontrar com potenciais alunos fisicamente é certamente um desafio para o processo de admissão, mas a tecnologia nos permitir superar essa dificuldade, conectando-nos com os candidatos de forma eficiente para apoiá-los em todo processo de aplicação. Graças à sua expertise tecnológica e de inovação, Les Roches adaptou os programas para essa nova realidade híbrida e online. Com isso, nossos alunos agora podem optar por estudar parcialmente ou totalmente de maneira remota, algo impossível há alguns anos.

Ao mesmo tempo, foi interessante ver como profissionais da nossa indústria se adaptaram durante a pandemia e, mais ainda, viram esse desafio como uma oportunidade de crescimento da carreira. Embora várias empresas do setor tenham dispensado ou afastado temporariamente funcionários, muitos deles aproveitaram a oportunidade e o tempo livre para impulsionar a carreira e qualificação, buscando cursos de mestrado e de MBA, bem como outros programas de desenvolvimento profissional.

Ao longo desse último ano e meio, observamos aumento no número de estudantes de mestrado atuando na indústria aqui na região das Américas. Em paralelo, estamos trabalhando ativamente na criação de oportunidades para profissionais do setor a crescer para melhor atender a retomada da hotelaria como iniciativas como concessão de bolas de estudos e parcerias. Por exemplo: por integrar Sommet Education, a Les Roches se beneficia do projeto Hospitality Challenge, lançado em parceria com a OMT (Organização Mundial do Turismo), que recompensa projetos inovadores com bolsas de estudo para um dos programas que oferecemos, impulsionando a carreira e os projetos desses empreendedores.

HN: Como você tem visto o interesse de candidatos pela escola? A reputação da Les Roches faz tudo sozinho ou há ainda uma trabalho voltado para isso? 

BBC: Les Roches tem uma reputação mundial de excelência, e isso é reconhecido no mercado de diferentes maneiras, como o QS Ranking 2021, no qual Les Roches ficou no Top 3 entre os empregadores com maior reputação. Muitos de nossos ex-alunos são líderes importantes no setor, bem como empreendedores de sucesso no segmento. Essas histórias de sucesso, juntamente com o apoio que eles dão aos nossos alunos atuais e futuros graduados por meio de oportunidades de trabalho, é um trunfo para nós.

Além disso, todos os anos, os campus da Les Roches dão boas-vindas a mais de 100 empresas, que recrutam nossos alunos e graduados para uma ampla variedade de estágios e posições, seja na hotelaria ou em diferentes setores. Nossos programas, baseados no modelo educacional suíço, oferecem uma combinação de aprendizados acadêmico e prático. Então, este modelo de ensino e a gama de oportunidades geradas são a razão pela qual estudantes de todo o mundo, incluindo brasileiros, ingressam na Les Roches.

HN: O mercado de hotelaria ainda segue atrativo para jovens estudantes? Existe algum país ou região que se destaca nessa procura? Qual?

BBC: O interesse dos estudantes pelo setor está aumentando e notamos um forte crescimento na procura pelos nossos cursos em todas as instituições da Sommet Education. Embora frequentemente associado apenas à hotelaria e à indústria de A&B (Alimentos & Bebidas), é importante notar que as habilidades e conhecimentos desenvolvidos no segmento de hospitalidade podem ser aplicados em vários outros setores, como de bancos, varejo e imobiliário.

A indústria da hospitalidade é pautada em oferecer o melhor serviço e experiência possíveis. Como oferece uma ampla gama de possibilidades de carreiras, a área de hospitalidade permanece altamente atrativa. Fornecemos aos nossos alunos ferramentas de gestão afiadas e indicadores de desempenho relevantes, ao mesmo tempo que desenvolvemos seus soft skills e habilidade de liderança. Soft skills são hoje um grande trunfo para mercados que são centrados nos cliente, sendo relacionados, portanto, a uma ampla gama de carreiras.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal