Aos 62 anos, Aparecido Sparapani já tinha visto quase de tudo em seus mais de quatro décadas de hotelaria. Quase, pois 2020 – e 2021 – tem sido de desafios inéditos e dificílimos para toda indústria. Natural de Mirassol (SP), está já há bons anos em Caldas Novas (GO), onde atualmente é superintendente no Grupo diRoma, que administra 13 hotéis, um parque aquático e outros equipamentos turísticos na cidade.

Sparapani descreve família e trabalho como dois pilares de sua vida. E, na vida profissional, é dedicado ao crescimento do turismo na cidade goiana que abraçou e à formação de novos profissionais do segmento. Foi fundador, por exemplo, AGEHCAN (Associação dos Gerentes de Hotéis de Caldas Novas), além de ter ocupado cargos de liderança em associações de classe do turismo local, caso da Fundação Caldas Novas Convention e Visitors Bureau.

“As demandas restritivas impostas pelos estados e municípios trouxeram muitas incertezas para os empresários e trabalhadores, gerando, assim, uma das piores crises no setor do turismo. Empresas bem estruturadas como o Grupo diRoma estão conseguindo enfrentar esta crise sem que para isso tenha que recorrer a recursos externos. Reconhecemos que não está sendo fácil para nenhuma empresa, mas é momento de priorizar salários e fornecedores”, avalia Sparapani, admirador da música dos anos 1960 e 1970 e convidado do Hotelier News na sessão de hoje (19).

Três perguntas para: Aparecido Sparapani

Hotelier News: Como foi passar por esse momento de demanda mais baixa em função das medidas restritivas impostas por governos estaduais e municipais? E, passado esse período, como anda o caixa do Grupo diRoma?

Aparecido Sparapani: Gostaríamos que o período de restrições já tivesse passado. Lamentavelmente, ainda vamos ter que conviver com esta situação por um longo período, pelo menos até o fim de 2021. Fazer turismo, apesar de essencial para todas as famílias, é considerado, em momentos de crise, um dos primeiros itens a suspender nas despesas do dia a dia. E é por isso que o crescimento do turismo depende de muitos fatores, principalmente o econômico. As demandas restritivas impostas pelos estados e municípios trouxeram muitas incertezas para os empresários e trabalhadores, gerando, assim, uma das piores crises no setor do turismo. Empresas bem estruturadas como o Grupo diRoma estão conseguindo enfrentar esta crise sem que para isso tenha que recorrer a recursos externos. Reconhecemos que não está sendo fácil para nenhuma empresa, mas é momento de priorizar salários e fornecedores. Sabemos que a retomada do turismo será muito rápida a partir de 2022, ao ponto de acreditarmos que atingiremos o mesmo patamar de 2019 já neste mesmo ano, e, daí para frente, a tendência será só de crescimento.

HN: O que a reedição da MP 936 representa para o Grupo diRoma neste momento de retomada? Por que?

AS: Bem diferente da primeira edição, quando os hotéis e parques foram fechados por completo, esta nova edição nos permite colocar, em afastamento, apenas um grupo pequeno de colaboradores, haja vista a necessidade de manter os empreendimentos com todos os departamentos funcionando, mesmo para um grupo reduzido de turistas. A MP 936 e sua reedição conseguiram evitar a quebra de muitas empresas, não só do segmento turístico. A medida provisória veio como um sopro salvador em um dos piores momentos do turismo nacional. Não fosse essa medida, muito mais empresas hoje estariam com as portas fechadas.

HN: O lazer é a aposta do turismo nacional para a recuperação, mas até que ponto, na sua avaliação, a situação econômica pode influenciar na velocidade e no tamanho da demanda? Por que?

AS: A economia é, sem dúvida, a locomotiva de qualquer nação. É de extrema urgência a retomada econômica dos municípios brasileiros, salvando empresas e empregos. A não paralisação das atividades fará com que essa retomada seja rápida e fará com que a roda volte a girar para o crescimento de todos os segmentos, principalmente o turismo de lazer. O ser humano tem por necessidade conhecer novos lugares e usar o lazer para estar mais junto à família e amigos. Precisa do lazer para recarregar suas energias e reorganizar seus projetos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo diRoma