antonio albuquerque - tres perguntasAlbuquerque está à frente da unidade desde a sua abertura, em 2017

Diretor geral do NH Curitiba The Five, Antonio Albuquerque acredita no potencial da capital paranaense para a retomada do turismo. A cidade, que oferece atrativos em espaços abertos e vem se consolidando como destino de eventos, está se preparando para o retorno das atividades, apesar de também sofrer com a redução da malha aérea.

Natural de Recife (PE), Albuquerque é formado em Administração com mestrado em Gestão de Hospitalidade pela Bournemouth University. Oriundo da indústria de catering, o profissional ingressou na hotelaria como gerente de A&B (Alimentos&Bebidas) e posteriormente como gerente geral.

Em sua carreira, atuou em gestão corporativa operacional de administradoras hoteleiras com abrangência nacional e internacional. Desde 2017, o executivo está à frente do NH Curitiba The Five. Para o retorno das atividades, ele afirma que processos estão sendo revistos com expectativa de recuperação de demandas para o final deste ano.

“Acreditamos que iremos reabrir com baixa ocupação, até por conta das viagens de avião que estão mais restritas. Porém, a nossa expectativa é que a ocupação comece a voltar ao normal em dezembro/início de 2021”.

Três perguntas para: Antonio Albuquerque

Hotelier News: Muitos empreendimentos hoteleiros curitibanos mantiveram suas operações durante a pandemia. Qual o posicionamento do NH Curitiba The Five? Chegaram a fechar? Caso sim, quais os pontos de decisão são relevantes para a reabertura?

Antonio Albuquerque: O setor do turismo foi um dos que mais sofreu com a crise e está sendo um dos últimos a retomar as atividades. Para a reabertura estamos envolvidos em todos os processos em níveis operacionais, com prioridade em aplicar a formação adequada das equipes, protocolos de higienização/segurança e oferecer condições claras de cancelamentos e reembolsos, flexibilizando condições. O próximo passo é começar a entender os novos hábitos de consumo do nosso hóspede, afinal, o isolamento mudou esses hábitos, e com isso, precisamos reinventar modelos e processos para atender ao “novo normal”. Acreditamos que iremos reabrir com baixa ocupação, até por conta das viagens de avião que estão mais restritas. Porém, a nossa expectativa é que a ocupação comece a voltar ao normal em dezembro/início de 2021.

HN: Quais as perspectivas para o turismo no destino? Existem demandas em vista?

AA: Após o isolamento, acredito que as pessoas estarão ansiosas para viajar, para conhecer novos destinos mais próximos de casa, e Curitiba oferece muitas oportunidades, sendo uma cidade que possui muitos parques e atrações em espaços abertos, onde visualizo que esse fato pode contribuir para a retomada turística da cidade com mais segurança. Outro tema interessante é que Curitiba vem se confirmando como um destino para turismo de eventos, principalmente no que se refere a eventos híbridos, que não substitui o presencial, mas pode complementar, favorecendo a retomada gradual.

HN: NH Curitiba The Five tem perfil genuinamente corporativo. Ao que tudo indica, o segmento ainda demora a voltar. Como contornar esse empecilho? Como o hotel vem trabalhando a atratividade de mercado?

AA: Primeiramente, estamos retomando com a prioridade de garantir a segurança quer de clientes quer de colaboradores, e para isso a marca redefiniu a experiência do cliente com base no programa Feel Safe at NH, que reviu todas as operações do hotel e está organizado em torno de 10 linhas de ação, que respondem às necessidades dos clientes na nova realidade social trazida pela pandemia de Covid-19. Com a adaptação dos serviços desde a chegada, passando pelos quartos, academia, restaurante e bar; com o reforço dos processos de limpeza e desinfecção, de comunicação e serviços digitais; com a reorganização de layouts para garantir o distanciamento social até ao controle da purificação do ar e da água, o plano de medidas abrange todos os aspectos que permitirão ao hotel reabrir com garantia máxima de segurança para clientes e colaboradores. Além disso, temos a Certificação SGS (Société Générale de Surveillance), empresa líder mundial em inspeção, verificação, teste e certificação, para garantir a segurança das instalações.

Estamos trazendo também algumas novidades. Somos um hotel conhecido por ser destaque em inovação e tecnologia, e vamos oferecer as melhores soluções criativas para realização de eventos híbridos, que com flexibilidade nas estruturas, permite a interação entre o físico e o virtual com total segurança. Com equipamentos de alta performance e um sistema robusto de streaming inclusos nos pacotes, as novas necessidades do setor serão contempladas, possibilitando a melhor experiência aos clientes. Temos também como novidade a inauguração de uma suíte acessível, onde a acomodação foi planejada para garantir autonomia completa aos hóspedes com deficiência. A espaçosa suíte possui uma sala e dois banheiros, em um deles as adaptações ficam mais evidentes, pois as áreas molhadas são as que precisam de mais segurança. Barras de apoio, pia com vão livre para cadeirantes e cadeira retrátil para banho são algumas das novas atribuições que trarão conforto aos hóspedes com mobilidade reduzida. Os ambientes da suíte também possuem alarmes para casos de emergência que precisam da atenção dos colaboradores, que são instruídos para agir em situações de necessidades especiais. Visando a inclusão também de pessoas com visão reduzida, o hotel disponibiliza piso tátil em frente aos elevadores e escadas, além de informações em braille nos corredores e elevadores, estes que também informam o andar por áudio. Além disso, preparamos uma oferta especial, onde ao reservar duas noites, o hóspede ganha a terceira noite, com café da manhã incluso e late check out até às 15 horas, sendo essa oferta válida para hospedagem entre os meses de agosto a dezembro.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News