André Santos é casado e pai de duas filhas. O presidente da ABIH-AL (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas) é fã de bandas de rock nacional, como Titãs, Legião Urbana, Ultraje a Rigor e Engenheiros do Hawaii, e é um grande adepto de viajar e conhecer novas culturas sempre que tem oportunidade, apontando visitas à África do Sul, Peru e Colômbia como algumas das mais marcantes. Entre os hobbies, estão cozinhar e assistir a filmes e documentários.

Santos é graduado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Alagoas e possui pós-graduação em Administração Hoteleira e Gestão de Turismo pela Castelli Escola Superior de Hotelaria. Além de atuar à frente da entidade, ele também é diretor e proprietário do Coqueiros Express Hotel.

Hoje (16), o Hotelier News recebe o profissional, que fala sobre os desafios da hotelaria de Alagoas na retomada do setor.

Três perguntas para: André Santos

Hotelier News: Quais ações estão sendo desenvolvidas pela ABIH-AL para promover o destino?

André Santos: Com 44 anos de serviços prestados à hotelaria de Alagoas, a ABIH-AL alcançou posição de destaque no setor turístico do estado com a realização de ações de promoção do destino e de parcerias com as principais operadoras de turismo do país, bem como com o poder público e setor privado. Mesmo com a pandemia, esse trabalho comercial não parou. O que aconteceu foi uma readaptação, que teve como foco o marketing digital, além de capacitações online com agentes de viagem e ações promocionais voltadas para uma retomada segura e responsável.

Por meio de termos de fomento firmados com o Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió, atuamos em diversas frentes para promover o destino como um todo. Este ano, retomamos as ações promocionais presenciais e já realizamos roadshows, press trips e famtours, além de participar de feiras e eventos de grande relevância para o setor turístico brasileiro, como a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Festuris Gramado e BTM (Brazil Travel Market). Aliado a isso, a atuação do trade turístico na captação de eventos, liderada pelo Maceió Convention & Visitors Bureau, é fundamental para a manutenção do nosso fluxo turístico durante todo o ano.

Esse trabalho promocional realizado pela entidade em conjunto com o poder público tornou-se um dos principais diferenciais do destino e referência no cenário nacional. Alagoas tem crescido no mercado turístico não somente pelas belezas naturais e demais atrativos que encantam os viajantes, mas também por um esforço sinérgico empreendido por todos os players do turismo local, no qual a ABIH-AL se destaca como colaboradora fundamental para o desenvolvimento do setor.

HN: Você acredita que a instabilidade econômica pode afetar os indicadores da hotelaria do estado?

AS: Sem dúvidas, a pandemia gerou uma crise sem precedentes no setor turístico e vai levar alguns anos para que consigamos recuperar todo o prejuízo. Alguns hotéis, sobretudo pequenos meios de hospedagem, fecharam suas portas em definitivo, a maioria precisou diminuir o quadro de funcionários e todos tivemos que investir fortemente em novas tecnologias e nos protocolos de segurança sanitária. Mesmo assim, acredito que a instabilidade econômica pós-pandemia não tenha impactado significativamente no fluxo turístico atual. Isto porque, além de uma grande demanda reprimida ocasionada pela suspensão das viagens devido ao isolamento social, Alagoas continua sendo um dos destinos mais procurados nas principais operadoras do país. Agora, com o avanço da vacinação, começamos a sentir o escoamento dessa demanda, a partir do aumento da ocupação hoteleira, que tem se mantido acima dos 80% nos fins de semana e feriados prolongados. De todo modo, é fato que uma economia estável traz melhores frutos, mas diante do cenário pós-pandemia, consideramos que Alagoas está relativamente bem no mercado turístico nacional.

HN: Para 2022, qual a previsão do setor? Existem novos empreendimentos em vista?

AS: Com o avanço da vacinação, estamos otimistas com a retomada de forma geral. Temos boa expectativa de ocupação para fevereiro e, embora janeiro ainda esteja um tanto incerto, entendemos que a pandemia trouxe mudanças no mercado e um novo comportamento do viajante, que passou a fazer reservas mais perto da data do check-in, por exemplo. Mesmo sendo um ano de eleição, o que acaba prejudicando bastante o turismo, principalmente em meio ao momento político em que vivemos, provavelmente não sentiremos tanto esse impacto no fluxo em razão da demanda reprimida.

Atualmente, Alagoas conta com 17 empreendimentos hoteleiros em construção, que serão entregues, a maioria, em um período de três a quatro anos. São empreendimentos que começaram a ser projetados antes da pandemia, diminuíram o ritmo de investimentos no ano passado e agora avançam para a entrega. Os empresários do turismo em Alagoas são muito persistentes e apostam nas potencialidades do nosso destino, que ainda tem muito a crescer.

Não é à toa que a diversidade e beleza dos destinos alagoanos, tanto dos litorais quanto do sertão, atraem grandes investimentos e impressionam os viajantes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ABIH-AL