Com mais de 30 anos de experiência no setor hoteleiro, André Machado tem o R&B, o rock e a MPB como trilha sonora da sua vida. O diretor de Implantação de Multipropriedade da Swan Hotéis também tem o sociólogo italiano Domenico de Masi como uma espécie de mentor. Natural de Porto Alegre, o profissional de 59 anos iniciou sua carreira no setor na coordenação de Eventos do Hotel Fazenda São Moritz.

Formado em Educação Física pela ESEF/UFRGS e com curso de Revenue Management Academy by IHG no currículo, Machado encontrou na hotelaria o lugar ideal para fazer o que mais gosta: trabalhar com pessoas. O setor de hospedagem também foi a garantia de não viver dias iguais ou executar atividades repetitivas.

Em sua trajetória, teve passagens na área de Marketing e Vendas na Master Hotéis e DOS&M no Sheraton Porto Alegre. Machado ainda atuou na Rede Everest, Holiday Inn Salvador e Crowne Plaza Curitiba.

Sua chegada na rede liderada por Gabriela Schwan foi como gerente corporativo de Operações, função que exerceu por oito anos. Com o reposicionamento da Swan Hotéis e a entrada do grupo no segmento de multipropriedade, André Machado assumiu a cadeira de diretor de Implantação.

Três perguntas para: André Machado

Hotelier News: O setor hoteleiro vive um momento de dificuldade de contratação de mão de obra. Como foi compor a equipe do Jangal das Araucárias?

André Machado: Esta dificuldade remonta a períodos anteriores à pandemia. Há anos, vem sendo um grande desafio montar e manter equipes nos diversos setores em operações hoteleiras. Inúmeros motivos podem ser associados e nós constantemente buscamos entender as causas, que não se restringem somente a salários. As expectativas das pessoas que buscam ou chegam neste mercado trazem novas demandas quanto às formas de reconhecimento, bem-estar no trabalho, perspectivas de crescimento etc.

Para este desafio, reforçamos nossa equipe interna de DHO com o apoio de headhunters especializados no segmento e na região. A maior assertividade em encontrar pessoas que revelem interesse verdadeiro em bem atender é o ponto crucial para o encantamento dos clientes. É impossível fazer hóspedes felizes com colaboradores infelizes.

HN: Em breve, a rede abrirá as portas de seu primeiro projeto de multipropriedade. Quais as diferenças entre a implantação de um fracionado e um empreendimento de hotelaria tradicional?

AM: No que se refere a implantação da estrutura hoteleira quase nada difere. Compreender que não há diferença entre um hóspede proprietário e um hóspede habitué é fundamental. Nos propusemos a prometer menos e entregar mais, porque este é nosso fundamento sobre a ética e crença no bem receber e bem servir.

O ponto de total diferença é a necessária implantação da estrutura de comercialização específica para a multipropriedade. Talvez o fator mais sensível do todo, já que é aí que são feitas as interações de apresentação, os compromissos são assumidos e é onde a credibilidade é posta à prova. Aliás, é assunto corrente que este mercado tem sido muito prejudicado por atitudes oportunistas, promessas não cumpridas e ações de abordagem que constrangem os turistas nos passeios nas cidades, praias, enfim. Justamente por sermos e pensarmos diferente buscamos a TC Brasil como nossa consultoria nesta implantação. Quer fazer melhor? Esteja com os melhores.

HN: Às vésperas da inauguração do Jangal das Araucárias, superar a expectativa dos hóspedes e proprietários é parte dos planos da Swan. Em uma praça concorrida como a Serra Gaúcha, de que maneira o hotel se diferencia? E quais outras fontes de receita a rede estuda fomentar no empreendimento?

AM: Temos o handcap de quase 30 anos operando condo-hotéis e já no formato de abordagem tratamos o trabalho como conciergeria, o que é totalmente diverso da sistemática por vezes agressiva que se percebe acontecendo. A construção estar sendo feita com capital 100% próprio nos torna independentes do ritmo das vendas, o que também nos diferencia brutalmente já que, muito antes do próprio comprador estar habilitado ao uso, o hotel estará pronto.

A localização diferenciada no bairro Vila Suzana, o mais valorizado de Canela, é um ponto forte. O projeto focado em sustentabilidade, materiais nobres e alto acabamento somado ao sofisticado e moderno projeto de interiores assinado pelo escritório Greisse Panazzolo e a mata de araucárias centenárias preservadas em 2 mil metros quadrados (m²), fazem do Jangal das Araucárias um produto único e exclusivo, que nasce como o primeiro hotel design da cidade de Canela.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal