André Felício é um grande apaixonado por animais, e inclusive se considera um ativista da causa. Além disso, adora receber os amigos em casa para um churrasco ou simplesmente comer uma pizza. Corintiano fanático, o gerente de Vendas do eSuites Congonhas by Atlantica (SP), vai ao estádio sempre que pode para acompanhar o time do coração.

Como bom hoteleiro, Felicio – que é fã de rock, música eletrônica e disco music – ama viajar com família para aproveitar bons momentos e conhecer novas culturas. O executivo é graduado em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi e iniciou sua trajetória no segmento há 20 anos e possui passagens pela Blue Tree Hotels, Nobile Hotels & Resorts e Atlantica Hospitality International, para a qual retornou recentemente.

Na sessão de hoje (13) do Três perguntas para, o Hotelier News recebe o profissional para um bate-papo descontraído sobre as perspectivas do hotel para 2022, além das estratégias a serem adotadas ao longo do ano.

Três perguntas para: André Felicio

Hotelier News: A Atlantica assumiu o empreendimento em 2021, ainda durante um período de grandes restrições, devido à pandemia. Como o hotel trabalhou para garantir índices de ocupação elevados neste período?

André Felicio: Já havíamos iniciado o ano de 2021 com um trabalho de captação de novas demandas, que saíssem do convencional. Neste período, recebemos eventos com hospedagem de segmentos que antes não chamavam tanta tenção e identificamos neles uma ótima oportunidade de crescimento, o que acabou acontecendo.

Além disso, com a entrada da Atlantica Hospitality International, tivemos um movimento inicial muito forte de divulgação do hotel junto aos clientes devido ao tamanho da equipe comercial e à credibilidade da marca. Neste período, nos reunimos e fizemos um plano de ação enxuto, porém com o objetivo muito bem definido e, mesmo com a equipe interna reduzida, conseguimos ótimos resultados que, aliados à entrada de nossa supervisora de reservas, tivemos como foco o aumento da diária média, fazendo com que vendêssemos melhor.

HN: Atualmente, quais os principais diferenciais do empreendimento para captar novos clientes?

AF: Hoje, mais do que nunca, temos que oferecer o hotel para o público certo, já que houve redução da equipe e, dessa forma, nos possibilitando realizar ações em diversos segmentos ao mesmo tempo. Buscamos neste ano, com toda a mudança ocorrida devido à pandemia, redefinir nossas personas.

Hoje, temos como grande diferencial em relação aos nossos concorrentes a infraestrutura de eventos, que contempla 10 salas, perfil para atender grandes grupos com quase 200 apartamentos com duas camas, amplo lobby, possibilidade de estacionar ônibus na porta, apartamentos com 44 metros quadrados (m²) e mini cozinha, além de área de lazer única, o que difere dos demais hotéis da região. Temos piscina coberta e aquecida, quadra poliesportiva, sauna e uma boa academia. Também somos o único hotel da região que manteve o transporte para o Aeroporto de Congonhas, que é um grande diferencial.

HN: Após o período mais crítico da pandemia, a hotelaria retorna de forma gradual, com clientes ainda mais exigentes. Nesse sentido, como o hotel tem trabalhado para atender a essas novas demandas e garantir a fidelização?

AF: As novas demandas que vêm surgindo estão sendo tratadas como se fossem únicas e hoje não temos um segmento que seja mais importante que outro. Nosso hotel mantém ainda muitos protocolos de segurança, os quadros de funcionários estão sendo preenchidos novamente para que não haja impacto no serviço e temos focado muito no engajamento da equipe.

Quanto à fidelização, hoje temos um produto que atende bem a todos os segmentos e deverá ficar ainda melhor este ano com a possibilidade de grandes investimentos. Temos focado na excelência do atendimento antes e durante a estada, e muitos clientes têm retornado ao hotel, seja para hospedagem ou eventos, devido à flexibilidade com que tratamos cada negociação.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal