André Bustamante tem a música como seu principal hobby. Começou a tocar violão aos nove anos e chegou, inclusive, a estudar música clássica. Em sua trajetória, formou bandas, fez shows, gravou álbuns e passou no vestibular na área, mas preferiu deixar a carreira no amadorismo. Até hoje, nos momentos livres, gosta de tocar nas reuniões de familiares e amigos.

O gerente de RM da Hotéis Deville é casado e pai do pequeno Miguel, de quatro anos, ao qual dedica a maior parte do tempo longe do trabalho. Bustamante é especialista em Gestão Por Processos de Negócio pela FAE Business School e em Hotel Revenue Management pela Cornell University. Há 17 anos atuando no setor hoteleiro, tem passagens pelas áreas de Operações, Reservas, Planejamento e Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade e, finalmente, Revenue Management.

Na última edição do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional), Bustamante foi premiado na categoria Gerência de Receita. No total, os jurados avaliaram 25 critérios pré-determinados pela organização do evento.

Na sessão de hoje (31) do Três perguntas para, o Hotelier News recebeu o executivo em um bate-papo sobre as estratégias da rede para 2022. Confira abaixo.

Três perguntas para: André Bustamante

Hotelier News: Em outra ocasião, você mencionou que a demanda corporativa deve se recuperar, mas é difícil prever com qual intensidade. Dessa forma, quais estratégias a Deville tem adotado para compensar uma eventual baixa ao longo do ano?

André Bustamante: De fato, o segmento corporativo vem reagindo, mas é difícil afirmar que teremos o mesmo volume de antes. Só o tempo vai dizer (sem pretensão nenhuma de premonições mercadológicas aqui). A Rede Deville vem se estruturando nos últimos anos e investindo em diversos projetos.

Trocamos nosso website e proporcionando uma experiência de compra online focada nos destinos. Mudamos nosso motor de reservas e investimos na internalização de processos de comunicação e marketing, garantindo maior celeridade nas ações e nas campanhas comerciais.

Além disso, estamos implantando processos e ferramentas de CRM, entre outras iniciativas. Com tudo isso, procuramos diversificar nossos segmentos de mercado. Como nossos hotéis têm um perfil predominantemente corporativo, atuamos estrategicamente para atrair e reter os segmentos de lazer, viagens familiares, turismo esportivo, religioso, cultural, entre outros.

HN: Neste período de mudanças, boas estratégias de RM são ainda mais essenciais?

AB: Não há dúvidas sobre isso. Mas é importante ressaltar que estratégias de RM não funcionam sozinhas. Ao planejar e executar medidas de maximização de receitas e de lucratividade, é fundamental se envolver com outras áreas, alinhar prioridades, otimizar recursos, comunicar a estratégia amplamente e dar voz às pessoas que fazem parte do trabalho. E, no final das contas, vale lembrar que o sucesso é medido pelo resultado gerado, e não pela simples definição de um conjunto de ações bem estruturadas.

HN: Como a rede tem trabalhado para elevar receita neste período de recuperação de indicadores?

AB: Periodicamente, fazemos análises de resultados para identificar oportunidades de melhorias e de ações corretivas. Somos orgulhosos em afirmar que temos uma estrutura de dados estatísticos que é bem utilizada. Revertemos análises em iniciativas, visando novos resultados, e assim fazemos a gestão espiral de melhoria contínua.

Desde 2016, promovemos ações internas para fazer com que os colaboradores envolvidos direta ou indiretamente na geração de receitas pudessem trazer suas contribuições. Foi um trabalho muito interessante, de onde surgiram diversas ideias, desde as mais simples até as mais complexas, que passaram por análise com critérios bem definidos, e chegaram a gerar resultados.

Esta iniciativa proporcionou revisão dos cardápios de A&B, mudanças no atendimento de room service, aplicação de tarifário dinâmico com diferenças flutuantes entre tipos de apartamentos, além de melhorias nas estratégias de comercialização de eventos.

É muito gratificante ver como conseguimos resultados incríveis com um esforço coletivo. É preciso um processo estruturado, metodologia adequada e um ambiente que estimule a participação para as pessoas manifestarem suas ideias sem julgamentos. Foi o que já fizemos antes da crise, e é o que desejamos continuar fazendo periodicamente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Deville