Natural de Sinop (MT), Anderson Ferreira começou a trabalhar cedo, ainda aos 12 anos. Na época, o profissional atuava em um pequeno mercado na cidade de Uruguaiana (RS), mas sempre priorizou o aprendizado como forma de crescer em sua carreira. Atual coordenador de Manutenção do Novotel Lençóis Paulista, ele é o convidado desta quarta-feira (12) na série Três perguntas para.

Mecânico e eletricista industrial, Ferreira é também mecânico de aeronaves. Aos 41 anos, já colaborou com o Grupo Randon Caxias do Sul por seis anos. “Em seguida, trabalhei na empresa Sulandes Estofados como mecânico geral. Depois, montei minha própria empresa com construção civil-instalações, na qual atuei até entrar na hotelaria”, relembra.

No setor hoteleiro há sete anos, o profissional apreciador de artes marciais contou ao Hotelier News sobre os principais desafios das operações durante o processo de implantação do empreendimento, que nasceu durante a pandemia.

Três perguntas para: Anderson Ferreira

Hotelier News: O Novotel Lençóis Paulista nasceu durante a pandemia e com muitas mudanças nas operações. Como os protocolos afetaram a manutenção do empreendimento?

Anderson Ferreira: As restrições foram nosso grande desafio, com ordens de serviços durante a hospedagem não podendo ser executadas, somente após a saída do hóspede por conta do distanciamento social.

HN: Uma das preocupações do setor é a falta de mão de obra qualificada, já que muitos colaboradores buscaram novos segmentos de atuação com a crise. De que forma o Novotel vem capacitando seus funcionários?

AF: Como todos os setores, nesta pandemia tivemos que aprender a trabalhar com as possibilidades e adequações. Manutenção sempre foi um setor com mão de obra em falta, principalmente em hotelaria. Fizemos um bom trabalho de garimpar talentos, e os que foram selecionados passam frequentemente por ensinamentos diretos e indiretos. Estamos com planejamento de vivências em outras unidades para que conheçam o mundo hoteleiro, além de cursos online que fazem a diferença.

HN: Como o hotel desenvolveu parcerias cabíveis com os fornecedores em tempos de crise e alta inflação? O que foi priorizado?

AF: Estamos em uma cidade de pouca população, mas com um grande potencial, onde tivemos boa aceitação do público e parceiros de negócios. Buscamos parcerias locais, mas por ser uma cidade do interior, alguns setores tivemos que buscar fornecedores antigos de cidades grandes que entenderem nossa necessidade e nos atendem com excelência.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal