Casada e mãe de dois filhos, Ana Paula Lunardon se define como uma pessoa muito comunicativa. Adora se dedicar ao trabalho e à família, levar os filhos para aulas de futebol, acompanhar apresentações, jogos e torneios. A executiva tem como hobbie favorito a prática do beach tennis.

Além disso, gosta de ouvir música, indo do pop rock ao sertanejo. Também é uma grande adepta da leitura focada nos estudos, adquirindo conhecimentos para auxiliar no trabalho em publicações como Venda Consultiva e Estratégias de Luxo.

Ana Paula é graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e pós-graduada em marketing pela FAE Business School. Além disso, possui cursos voltados para o turismo de luxo pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Atualmente, exerce a função de gerente de Marketing do Itapema Beach Resorts by Nobile (SC). Na sessão de hoje do Três perguntas para, o Hotelier News recebe a profissional para um bate-papo descontraído sobre estratégias para elevar a experiência dos hóspedes, crescimento da demanda de eventos, entre outros assuntos. Confira!

Três perguntas para: Ana Paula Lunardon

Hotelier News: O período de retomada da hotelaria também marca o aumento da ocupação. Assim, como o hotel tem performado nos últimos meses? Qual foi a ocupação média?

Ana Paula Lunardon: Nos últimos dois anos, tivemos que adaptar nosso produto, criar novas estratégias e sermos mais flexíveis de acordo com a necessidade do mercado naquele momento. Trabalhamos fortemente o público local, num raio de no máximo 300 km. A retomada aconteceu gradativamente, mas percebemos que a procura cresceu a partir de setembro de 2021 com demanda de grupos e eventos, o que gerou um aumento de 32% na receita total do ano.

Notamos que os eventos também aconteceram em formatos diferentes e inovadores, como a realização de coffe breaks em lugares abertos, utilização dos nossos quiosques, maior contato com a natureza e a utilização da área esportiva.

Seguimos com o crescimento da ocupação e dezembro foi nosso principal mês de faturamento, o qual dobramos a receita em relação ao ano anterior. Em janeiro de 2022 continuamos aumentando a ocupação e o crescimento foi de 70% maior que em 2021.

HN: Com o foco na experiência do cliente em alta, muitos hotéis têm buscado a automação por meio de ferramentas digitais. Como o empreendimento tem atuado neste sentido?

APL: Sempre trabalhamos com as métricas e localização para segmentar nosso público e direcionar nossas campanhas. A era digital vem evoluindo anualmente e acredito que a pandemia adiantou esse processo, porém nosso foco e planejamento já estavam no mercado digital. Nossas campanhas variam de acordo com a época do ano, segmentação de campanha, público de destino e o apelo da mensagem. Campanhas institucionais, de lazer, corporativa, voltada para casais, feriados, enfim, temos uma lista de categorias e uma campanha diferente para cada uma delas. O marketing não é linear e organizamos as campanhas individualmente para atingir o público correto e otimizar a nossa verba com o máximo de aproveitamento. Ao final do mês acompanhamos recebemos os relatórios on-line, analytics, os reports e fazemos uma análise dos resultados obtidos naquele mês e o que precisamos melhorar para o próximo.

Estamos constantemente em busca de inovações tecnológicas. Como exemplo, temos o lançamento, nos próximos meses, do novo website, mais responsivo e com o layout que reflete nossos pilares e experiências. Outra grande novidade é o desenvolvimento do IBR digital, uma ferramenta on-line para concentrar a interação entre os hóspedes e a gestão do hotel em um lugar único e amplamente acessível, visando melhorar a experiência do nosso cliente dentro do complexo. O hóspede vai poder se comunicar com a nossa equipe durante a sua estada e com isso vamos conseguir realizar os seus pedidos de uma forma mais rápida e fácil.

Estamos focados na era digital e queremos que os nossos clientes comecem a experiência conosco já no primeiro contato com a marca, independente por qual canal de comunicação. E toda essa experiência será concretizada e materializada ao chegar no nosso hotel.

HN: Atualmente, há crescimento na demanda de eventos? Pensando neste segmento, o hotel tem investido em ampliação da estrutura?

APL: O crescimento na área de eventos vem acontecendo desde setembro de 2021 e desde então só aumenta. Tínhamos uma demanda reprimida por conta da pandemia que agora vem sendo trabalhada e estabilizada, além de não termos mais protocolos vigentes. Os mini-weddings vêm acontecendo com frequência, os clientes passam a ter uma outra percepção sobre o tema “casamento” e começam a valorizar os convidados, com algo bem privativo, personalizado e intimista. O complexo possuí dois estabelecimentos terceirizados para realização desses eventos. O Bistro das Ostras e o Restaurante Sea Beach. Além de disponibilizar o hotel para os convidados e noivos com todo carinho e conforto que eles merecem.

Os eventos também mudaram de perfil, vemos as empresas trabalhando o seu produto linkado com o bem-estar, lifestyle e a imersão. Nosso espaço permite a formatação do jeito que o cliente imagina, com opções de espaços abertos, fechados, pôr do sol, luau na piscina, música ao vivo, atividades na praia, coffe breaks ao ar livre e utilização do complexo esportivo.

Uma outra novidade é a abertura da ala Garden, focada na área de eventos corporativos e grupos de interesse. Assim conseguimos segmentar bem o nosso produto. O Garden é um local rodeado de área verde, árvores, uma linda vista para o mar, além do gramado incrível. Apostamos que nossos clientes vão se apaixonar ainda mais pelo nosso produto. Com isso passamos a 161 apartamentos no pool.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Itapema Beach Resorts by Nobile