Ana Paula Faure é uma grande adepta da prática de atividades físicas. Adotou o trekking e a caminhada em trilhas como seus favoritos, usando as modalidades como forma de entrar em contato com a natureza, outra de suas paixões. A profissional também coleciona feitos nos esportes: em 2016, fez trekking para o acampamento base do Everest e, no ano seguinte, no Kilimanjaro, montanha mais alta da África.

Mas nem só de atividades radicais vive a diretora executiva e sócia-fundadora da Hplus Hotelaria. Entre seus hobbies, a leitura está sempre em evidência. Por isso, deixa como indicação o livro Torto Arado, do autor baiano Itamar Vieira Junior. Além disso, também gosta de ouvir música para relaxar. Em suas playlists, sempre ecléticas, estilos como MPB, rock e pop se destacam.

Na sessão de hoje (18) do Três perguntas para, o Hotelier News recebe a executiva para um bate-papo super descontraído sobre estratégias e perspectivas para a retomada da hotelaria. Confira!

Três perguntas para: Ana Paula Faure

Hotelier News: Recentemente, você mencionou que o empreendimento da Hplus em Palmas teve boa performance na demanda corporativa, porque o público buscava hospedagem de nível superior e não encontrava anteriormente. Seguindo esse raciocínio, existem projetos de novos empreendimentos em mercados onde ainda não há penetração da rede?

Ana Paula Faure: Projetos de novos empreendimentos estiveram praticamente congelados nos últimos dois anos, em função da pandemia em todo o setor hoteleiro. Neste momento, estamos acompanhando a retomada de vários destes projetos, além de estarmos em processo de aceleração de prospecções.

HN: Como a Hplus Hotelaria tem atuado para elevar as diárias médias?

APF: Reestruturamos as tipologias dos hotéis criando novas categorias de quartos agregando novas facilidades e amenities, valorizando a experiência e o atendimento às necessidades dos hóspedes com tarifas diferenciadas. Também implantamos um RMS (Revenue Management System) que nos permitiu estabelecer estratégias de valorização tarifária.

Implantamos sistemas de incremento de vendas diretas como um novo marketplace no site e um chatbot. Negociamos nossos acordos tarifários dando preferência a acordos com tarifas flutuantes e adotamos ações de conscientização de toda equipe para necessidade de valorização das diárias médias.

HN: Considerando este novo cenário, ainda de instabilidade por conta dos efeitos da pandemia, qual é o principal desafio da Hplus? E a maior meta para este ano?

APF: O maior desafio deste momento é fortalecer os resultados para que os investidores recuperem a confiança no segmento hoteleiro. Podemos dizer que as medidas tomadas ao longo do período de pandemia possibilitaram que os hotéis tivessem rápida recuperação da saúde financeira. A Hplus não acumulou dívidas nem déficit de manutenção e investimento. A meta para 2022 é gerar resultados que superem os de 2019, ano em que batemos inúmeros recordes, obtendo resultados surpreendentes, acima dos projetados.

(*) Crédito da foto: Divugalção/Hplus Hotelaria