Com gosto por esportes em geral, Amy Secches tem preferência por corrida e muay thai. O foco, na verdade, é tão grande, que a diretora de Vendas da Oracle Hospitality para o Brasil se preparou por oito meses para correr 21 km em uma meia maratona. “É uma história que gosto e que mostra que, na vida, é necessário lutar pelo que acredita, ter otimismo e enfrentar adversidades”, complementa.

Quando não está disputando alguma modalidade, Amy aproveita os momentos com a família e amigos, valorizando cada segundo. Outro hobbie que tem é viajar e explorar o mundo. Ela conta que morou fora do país por seis anos e, neste período, conectou-se a cultura, história e principais atrativos dos locais que visitou.

Por fim, a executiva cultiva o amor pela leitura, momento especial do dia. É até por isso que, inspirada no livro do criador da Amazon, Jeff Bezos, “Era Amazon: A Loja de Tudo”, Amy Secches acredita que o sucesso é fruto de muito trabalho, atrelado às pessoas que lhe apoiam durante os momentos mais difíceis.

A executiva, portanto, que valoriza equilíbrio na vida pessoal e profissional, aceitou participar na sessão Três Perguntas de hoje (20).

Três perguntas para: Amy Secches

Hotelier News: A computação em nuvem é um dos pilares da transformação digital. Fazer a transição para esse serviço é um desafio? Quais os ganhos para os hotéis?

Amy Secches: O início da transformação digital começa em nós. Queremos mesmo mudar? Qual nosso objetivo e foco? Estar preparado para a mudança é primordial. A transição para nuvem é muito mais simples do que imaginamos. Ir a nuvem é poder implementar um modelo de tecnologia que seja ágil, personalizado, compatível com dispositivos móveis, baseado em dados que sirvam de fundamento para todas as operações hoteleiras e que pode fazer uma diferença enorme em termos de gestão da experiência do hóspede e de resultados financeiros. É deixar  que a empresa que você escolheu se encarregue de cuidar dos sistemas de seu hotel, seja com que o PMS ou PDV funcione, esteja em compliance com todas legislações, você tenha sempre a última versão disponível com novas funcionalidades e atualizações já inclusas no pacote contratado são alguns exemplos.

Temos que levar em consideração que instalar as tecnologias adequadas e a ter a base de dados certa é apenas metade da batalha ganha. Utilizar os processos comerciais, os recursos organizacionais e as métricas de performance apropriados também são peças fundamentais do quebra-cabeça, além de fazer uma boa implementação e treinamento no time, pois naturalmente o ser humano tem um bloqueio a mudança pelo medo do desconhecido. Os ganhos para os hotéis são inúmeros e citarei alguns aqui: ter sistema centralizado e integrado para gerenciar vários departamentos e funções, gestão automatizada das operações e os processos básicos do hotel, análise de dados sólidos e personalizados tendo relatórios de performance em tempo real, abertura de uma nova propriedade sem complicações, ter a mobilidade que hoje tanto se fala e a segurança de que seus dados estarão protegidos sem você ter que se preocupar em aplicar um patch de segurança ou ter o medo de sofrer um cyberattack por não ter aprovado, por exemplo, o orçamento de TI que no fundo você nem leu ou entendeu direito quais as consequências de não fazer este serviço, pois estava concentrado em aprovar ou alocar o recurso financeiro a algo que achava que ia ser melhor ao hóspede em questão. Sempre se pensa que na hotelaria temos que servir ao hóspede em primeiro lugar, mas esquecemos que a parte de sistemas é algo muito importante e o primeiro passo para poder oferecer um serviço mais personalizado ao hóspede em si.

HN: Como tornar essa jornada mais fácil?

AS: Escolher uma empresa que possua respaldo e conhecimento para poder caminhar junto com você nesta jornada é o ponto chave. O melhor dos mundos é ter uma companhia que te ofereça o serviço de ponta a ponta, ou seja, tenha a infraestrutura completa de nuvem e que esta seja a responsável e dona das próprias aplicações e infraestrutura,  oferecendo um serviço único e completo. Com isso você garante que a performance, segurança, possibilidade de aumentar ou diminuir seu negócio seja feita de uma forma simples, oferecendo upgrades automaticamente sem a necessidade de ter que depender de terceiros e da disponibilidade dos mesmos para que alguma destas etapas ocorra.

HN: Mudando um pouco de assunto e focando mais na Oracle Hospitality, quais os planos para o mercado hoteleiro do Brasil?

AS: A Oracle Hospitality possui mais de 44 anos de experiência no mercado hoteleiro. Nossa missão é ajudar as pessoas a ver os dados de novas maneiras, descobrir insights e desbloquear possibilidades infinitas. Queremos simplificar a experiência do usuário, oferecendo sistemas mais ágeis, completos e integrados. Com a chegada da nuvem da Oracle no Brasil, estamos trazendo a tecnologia de ponta que possuímos em outros setores para a indústria hoteleira, o que torna todo o projeto de TI financeiramente viável e accessível. A nuvem abre um leque de oportunidades para os hotéis, que nesse momento, estão focados mais que nunca em atender seus clientes em um mercado alterado e ainda imprevisível.

Com o poder dos aplicativos em nuvem, os hoteleiros capacitam suas equipes para ter mais mobilidade e gestores podem além de customizar, acessar relatórios e resultados na palma da mão de qualquer lugar. Aumentando a produtividade das equipes e a tomada de decisões mais rapidamente.

Além disso, a nuvem tem um modelo de negócio simplificado, onde o cliente escolhe a assinatura de acordo com a necessidade específica do seu hotel. Não há custos escondidos como em projetos de TI on-premise, visto que os investidores e alto executivos saberão exatamente quanto custará o seu projeto. E claramente há uma redução de custos uma vez que não há gastos com a infraestrutura de TI, e não há mais a preocupação com upgrades, patches de segurança etc. Nosso plano é crescer com os nossos clientes, capacitando-os com soluções inovadoras, de última geração, e intuitivas que facilitam as operações do hotel. E o mais importante: sistemas que funcionam.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Oracle