Curitibano vivendo no Rio de Janeiro, Alexandre Vicki é um entusiasta de road trips para destinos serranos. Chef do LSH by OWN LifeStyle Hotel, cozinhar é uma especialidade que ele aprecia fazer para os amigos em seu tempo livre, tomando um bom vinho e acompanhado de um charuto.

Com quase 30 anos de experiência em gastronomia, Vicki é formado em Hotelaria pelo Centro Europeu de Curitiba. Nestas três décadas, passou por restaurantes na capital paranaense até desembarcar em Barcelona, onde viveu por um ano e aprendeu muito sobre tapas e pinchos. Fora do Brasil, também morou em Portugal, que foi sua porta de entrada para a hotelaria.

“Trabalhei no restaurante Nobre da Marina, em Lisboa, especializado em frutos do mar. Um dia, depois de fazer um prato, o cliente me chamou à mesa para agradecer. Conversamos um pouco e ele disse que um dia me ligaria para ir conhecer seu hotel”, conta o chef. “Fui até Belmonte, cidade histórica e terra natal de Pedro Álvares Cabral para conhecer o empreendimento. Chegando lá, ele me convidou para chefiar a Pousada Convento de Belmonte”, continua.

Após três anos em Portugal e uma experiência na França, Vicki retornou ao Brasil para atuar no Bourbon Curitiba e dar aulas no Centro Europeu. Com a chegada do Pestana Hotel Group, o profissional foi convidado para inaugurar o Pestana Curitiba e, posteriormente, chefiar o Pestana Convento do Carmo, em Salvador.

“Fiz vários trabalhos para a rede Pestana, como adequar melhor as cozinhas dos hotéis de Natal, São Luís, São Paulo e Buenos Aires. Fiz a implantação do Pestana Caracas na Venezuela, onde voltei por mais três anos como convidado para fazer o Festival de Cozinha Brasileira”, salienta.

Vicki também atuou em outros empreendimentos como o Deville Rayon, Mercure Goiânia, Plaza São Rafael e Villa Rossa, até assumir o A&B do LSH, reaberto em 2021.

Três perguntas para: Alexandre Vicki

Hotelier News: O LSH vive um novo momento após sua abertura. Quais são os principais pilares da gastronomia do empreendimento sob a gestão de Own Management?

Alexandre Vicki: O LSH antes não tinha um A&B próprio, era tudo terceirizado. Na minha chegada, o maior desafio foi montar uma equipe do zero, aí começamos a dar a nova cara ao departamento. Hoje já temos um portfólio de eventos, mas nada engessado, pois priorizamos um atendimento personalizado, dando a cada cliente a oportunidade de fazer seu evento da forma que quiser. Temos um cardápio de piscina e lobby bar bem ao estilo carioca, com vários petiscos de boteco, além de room service com um cardápio mais internacional. E ainda virão mais novidades pela frente.

HN: O A&B ganhou ainda mais destaque durante a pandemia como um catalisador de receitas. De que forma o hotel vem buscando se diferenciar nesse aspecto?

AV: Desde o início da pandemia, o que as pessoas mais fizeram foi comer. E muitas acabaram provando novos sabores e novas culinárias. O cliente hoje está mais exigente em busca sempre de pratos diferentes e mais saudáveis. Aqui no hotel sempre estamos à procura de novas combinações, de processos mais artesanias e de técnicas de cocção mais saudáveis. Cada dia estamos resgatando a cozinha mais emocional com preparos mais caseiros, mais sabor e com menos produtos industrializados.

HN: Como estão as demandas por eventos? Qual a relevância para o A&B do LSH?

AV: Ainda estamos retomando aos poucos, mas já temos uma boa procura por eventos corporativos e sociais, já que nosso hotel dispõe de várias opções de salas e ambientes diferenciados, como nosso rooftop, que conta com uma vista diferenciada. Cada dia mais, vemos hotéis investindo em A&B e aqui no LSH não é diferente, mesmo porque tendo uma gastronomia forte você consegue ter uma receita bem significativa, que em muitos aspectos alavanca a hospedagem. Temos certeza de que a partir do segundo semestre a demanda aumentará significativamente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/LSH by OWN LifeStyle Hotel