Alexandre Frankel adora dedicar o tempo livre aos filhos, além de ser um grande adepto das atividades físicas, andando de bicicleta e correndo nas horas vagas.

Frankel é graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Além disso, é fundador da desenvolvedora imobiliária Vitacon S.A e fundador e CEO da Housi, plataforma de moradia por assinatura.

Ele também é autor de três livros da série Como viver em São Paulo sem carro e Como viver em um mundo sem casa.

Hoje (28), o Hotelier News conversou com o executivo sobre os novos modelos de moradia e tendências do mercado imobiliário. Esta é a segunda vez que o HN recebe Frankel. Em agosto, ele participou do 10º episódio do Hotel Connection, que pode ser acessado através do link.

Três perguntas para: Alexandre Frankel

Hotelier News: Como o modelo de short-term rental e de moradia por assinatura podem coexistir em harmonia com a hotelaria? Há demanda para todo mundo? O que pensa sobre o futuro?

Alexandre Frankel: A resposta é sim. Os diferentes formatos podem conviver em perfeita harmonia e de maneira complementar. Cada vez mais a hotelaria e o short term se aproximam da locação tradicional e vice-versa. Existe uma convergência natural porque o cliente está demandando este tipo de solução hibrida e flexível.

Acreditamos que é possível aproximar os dois setores e criar um novo produto híbrido que traz o melhor dos diferentes modelos. Chamamos esta categoria de moradia flexível ou moradia por assinatura. Em alusão aos OTAs , a Housi criou o ORA (online residential agency). Nossa visão é de estabelecer um novo padrão de moradia reinventando os modelos atuais.

A resultante deste movimento é que os operadores e propriedades antes voltadas exclusivamente ao turismo passam a ser utilizadas e acessadas por um novo tipo de morador que enxerga o mundo de uma outra maneira. Morar por períodos flexíveis substitui a posse pelo uso. Por outro lado, as propriedades residenciais típicas também encaixam perfeitamente neste perfil. Precisamos entender que o Brasil conta com um déficit habitacional enorme e um número crescente novos consumidores adentram o mercado a cada ano pelos próximos 30 anos. A resultante é que todos ganham, visto que geramos um novo mercado desatendido anteriormente. Com isso, o setor de turismo passa a acessar o cliente residencial aumentando resultado e ocupação, e o mercado residencial ganha flexibilidade e abrangência. Assim, o consumidor é beneficiado com uma nova oferta, um novo modelo e maior acessibilidade a tão desejada moradia.

A Housi nasceu como uma plataforma de moradia flexível, que traz uma nova visão ao tradicional mercado imobiliário. Em pouco tempo colocamos o nosso site e nossa inteligência de dados a serviço de operadores de hotéis de todo o Brasil. Esse movimento começou com a abertura da plataforma para parceiros de locação, como Jump in Bed, Mc Flats, MZ Apartaments e Sabaidee. Com o sucesso de adesão, a Housi buscou um novo nicho para integrar seu marketplace: os grupos hoteleiros. Até o momento, já foram fechadas parcerias com grandes redes e hotéis pelo Brasil, dentre eles Staybridge Suites São Paulo, Blue Home by Blue Tree, Nobile Suites Gran Lumini Rio Branco, Hilton São Paulo Morumbi, Hotéis Matiz, Transamérica Resort Comandatuba, Hotelaria Brasil, Voa Brasil, Rede Swan Hotéis e Nacional Inn. Temos hoje mais de 60 mil quartos de hotéis disponíveis em todo o Brasil.

Estamos levando o conceito de moradia por assinatura para oferecer um novo modelo de negócio para hotéis, pousadas, flats, unidades de curta permanência e veraneio. Vamos funcionar como mais um canal de distribuição das unidades desses novos parceiros. Com isso, aumentamos a taxa de ocupação e a receita dos operadores e proprietários.

Além de contar com toda a tecnologia da plataforma, outra vantagem da parceria para as redes de hotéis é a possibilidade de vender estadias com um tempo de hospedagem maior. As taxas de ocupação aumentam consideravelmente e o custo operacional é reduzido. Vale ressaltar que, para plugar na plataforma da Housi, não é preciso fazer investimento financeiro, já que a startup só lucra quando o negócio se concretiza.

Há espaço para coexistirmos em harmonia, assim como para gerar novos negócios em parceria e crescer. A pandemia nos mostrou que a inovação é o caminho para a retomada da economia e ocupar os vazios deixados. E é justamente esta a nossa proposta.

HN: No Hotel Connection, você nos apresentou ao conceito de ORA (Online Residential Agency). Explique melhor e diga como a hotelaria pode se beneficiar.

AF: Hoje todos conhecemos os grandes OTAs, que têm um importante papel no ecossistema de turismo do mundo inteiro. Alguns anos mais tarde estamos replicando a revolução digital destas empresas para o mercado residencial flexível. A Housi cria então o ORA. Pela primeira vez estamos possibilitando que uma locação seja feita no ambiente 100% digital. Nosso morador conclui a transação em minutos sem a necessidade de realizar uma visita, assinar uma via física e muito menos ir ao cartório. A escolha da unidade, do prazo, da forma de pagamento é feita no portal da Housi. Tudo muito fácil, rápido e de maneira segura.

Nosso ORA distribui todas as classes de ativos que podem ser utilizadas para moradia independente do prazo ou das características. Hotéis, pousadas, apartamentos, flats estão com excelente aderência principalmente com a adoção dos modelos híbridos de trabalho.

HN: A Housi já está presente em mais de 50 cidades do país e vem crescendo. Pode falar sobre os planos futuros da empresa? Internacionalizar é uma possibilidade? Antes, um IPO é viável?

AF: Até o início de 2020, a Housi atuava apenas em São Paulo, onde um terço da população já vive de aluguel. Mas foi devido à pandemia que a empresa expandiu sua expertise para mais de 80 cidades, como Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santa Maria, Bento Gonçalves, Santos, Maringá e Salvador.

Percebemos que a nossa solução atendia a todo mercado que enfrentava períodos turbulentos. Por que não abrir a plataforma para todos e ajudar na digitalização da moradia? Com grande potencial para novas parcerias, pretendemos, até o fim deste ano, triplicar de tamanho e expandir para mais de 100 cidades no total. Também está nos planos da empresa iniciar uma expansão para a América Latina.

Nos associamos com mais de 80 desenvolvedores e proprietários de imóveis para ajudá-los a transformar os seus negócios para uma nova era. Acreditamos que é possível digitalizar a moradia e criar uma nova categoria de produto.

Garantimos que você ou alguém da sua família certamente irá morar de Housi em um futuro próximo.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal