Ela está à frente de um dos hotéis mais próximos do Aeroporto de Congonhas. Mesmo bastante afetado pela pandemia, como toda hotelaria de São Paulo, Alessandra Rampasso mantém seu otimismo para a retomada do mercado – e também para o Nobile Suítes Congonhas. Convidada pelo Hotelier News na sessão de hoje (2), a executiva falou sobre o impacto da malha aérea na demanda e as expectativas para 2021.

Formada em Ciências Contábeis, Alessandra tem grande experiência na liderança de hotéis. Na Nobile Hotels & Resorts há quase três anos, a executiva também teve passagens Slaviero Hotéis e Atlantica Hotels International como gerente geral. Seu background profissional, no entanto, é na área de Controladoria, especializando-se depois na função em que atua desde 2002.

Na horas vagas, gosta de viajar com a família. “Nossos destinos preferidos a região Sul e Rio de Janeira, além de destinos internacionais”, revela Alessandra, que tem um gosto musical eclético. “Posso dizer que são variados, gosto de todos os ritmos”, completa. Leia abaixo a entrevista completa com a gerente geral do Nobile Suítes Congonhas.

Três perguntas para: Alessandra Rampasso

Hotelier News: Em 2020, os períodos de maiores baixas de ocupação coincidiram com a oferta limitada de voos em Congonhas? Ou não há relação?

Alessandra Rampasso: A vocação do Nobile Suítes Congonhas é predominantemente voltada ao público corporativo e pelos tripulantes de companhias aéreas. A oferta limitada de voos no Aeroporto de Congonhas teve impacto determinante na ocupação hoteleira da região, uma vez que o terminal é um dos principais meios para se chegar à cidade de São Paulo. Acho válido ressaltar que, mesmo com a oferta limitada de voos, ainda é imperceptível na capital paulista uma retomada expressiva dos principais públicos do empreendimento. Ou seja, mesmo que existisse um aumento na oferta da malha aérea, muito provavelmente não haveria um crescimento significativo na taxa de ocupação.

HN: Quais adaptações feitas na operação ao longo de 2020 que funcionaram bem e que tendem a ser mantidas para este ano?

AR: No Nobile Suítes Congonhas contamos com 528 apartamentos, sendo mais de 400 disponíveis para a operação hoteleira. Desta forma, em 2020, fizemos mais com menos, sem esquecer das medidas de segurança e dos novos protocolos adotados contra a pandemia do Covid-19. Dentro da dimensão do nosso empreendimento, com a finalidade de oferecer segurança e conforto aos nossos hóspedes, em parceria com a Topema Innovations, investimos em equipamentos de alta tecnologia que farão parte da nossa rotina diária daqui por diante. O hóspede, desde o seu ingresso, depara-se com um Túnel de Passagem para Desinfecção, desenvolvido para eliminar vírus por meio de um sistema de nebulização, o qual esteriliza a pessoa em deslocamento com névoa de ozônio sem molhá-la. Em todos os ambientes do hotel há TopPedal com álcool gel 70%. No ato do check-in, temos um aparelho que mede a temperatura corporal com sensor de proximidade, detectando em menos de 1 minuto se a temperatura está fora do normal. Além disso, as chaves dos apartamentos estão localizadas em um Esterilizador de Objetos, que elimina 99,9% das bactérias, e a equipe de governança faz a higienização das acomodações por meio de um aparelho altamente tecnológico de desinfecção e esterilização de ambientes. Todos os elevadores contam com proteção UV para evitar a propagação de bactérias, em ambientes com grande circulação de pessoas. Todos esses procedimentos daremos continuidade posteriormente, pois é uma forma de proporcionarmos aos nossos hóspedes ambientes mais seguros.

HN: Como vê o ano de 2021? Quais serão os principais desafios de gestão?

AR: Estamos muito esperançosos com o ano de 2021. Com a evolução da campanha de vacinação e a redução do número de infectados, acreditamos que neste ano conseguiremos ter uma retomada significativa do nosso setor. Nosso principal desafio será a manutenção da saúde financeira do empreendimento, com a continuidade do trabalho comercial ativo e a aplicação consistente dos protocolos de segurança. Acreditamos na recuperação do setor e que, muito em breve, conseguiremos trabalhar com índices melhores que no ano anterior.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Nobile Hotels & Resorts