Travel & Lifestyle Summit 2019Mariana: temos que ser capazes de apresentar projetos integradores

A FecomércioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) em parceria com a B4Tcomm promovem o Travel & Lifestyle Summit 2019. O evento marcado para acontecer no dia 3 de dezembro reunirá profissionais da imprensa e empresariado brasileiro para debater as principais questões e desafios para o desenvolvimento do turismo no Brasil.

Durante o encontro, o Conselho de Turismo da Entidade apresentará um estudo inédito sobre o faturamento da área no país este ano. A FecomércioSP também participará de dois painéis: um sobre a importância da comunicação no setor (A imagem do setor de turismo no Brasil: comunicação e informações voltadas para o crescimento do turismo brasileiro) e outro, de tecnologia (Desafios e oportunidades.do turismo digital no mundo 4.0).

Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, afirma que o momento é propício para debater os desafios do setor. "Há uma grande mudança em curso, no mundo, na forma como as informações são compartilhadas e armazenadas no imaginário dos indivíduos, e isso altera comportamentos em todos os níveis, assim como no turismo. Se quase tudo passa pelo telefone celular, as viagens também estarão nesta cesta de consumo”.

A presidente reforça que para promover o setor é preciso integrá-lo a outros mercados como comércio eletrônico, redução da carga tributária, desburocratização na instalação de empresas estrangeiras e melhoria na qualidade de vida das cidades. “Não há separação entre a cidade turística e a cidade das pessoas que pagam impostos. Temos que ser capazes de apresentar projetos integradores, que estimulem a circulação de brasileiros e estrangeiros, e que estes se sintam estimulados a consumir mais bens e serviços ligados ao turismo”, explica.

Mariana ainda diz que existe uma grande dificuldade de se operar o turismo digital no Brasil comparado a mercados mais consolidados. “Nosso desafio, hoje, é mapear todos os elementos que dificultam essa operação para encaminhar a nossos legisladores, sugerindo discussões com vistas à melhoria no ambiente de negócios para todos – digital ou não digital”.

Entre os outros temas que serão abordados por lideranças e profissionais da área estão desafios para a diversidade (inspirações da área de publicidade para o turismo LGBT) e as gerações e seus comportamentos enquanto viajantes.

Programação do Travel & Lifestyle Summit 2019

Confira abaixo a programação completa do evento:

8h00 – Credenciamento
8h30 – Abertura – Mariana Aldrigui (Conselho de Turismo FecomercioSP) e Alberto Martins (B4Tcomm) 
8h45 – Painel FecomercioSP: A imagem do setor de turismo no Brasil: comunicação e informação voltadas para o crescimento do turismo brasileiro – Greetje de Haan (chief operating officer da Allpoints Hotel Rewards), Eduardo Fleury (líder da operação do KAYAK no Brasil) Marcos Swarowsky (senior director of Market Management na Expedia) e Bruno Giovanni Reis (diretor presidente da Emprotur). Moderação: Adriana Moreira, (editora do “Caderno Viagem” do jornal O Estado de S. Paulo)
9h45 – DEB4TE Lifetalks: Desafios para a diversidade: inspirações da área de publicidade para o turismo LGBT – Edgard Gianesi, (diretor executivo de Criação da DAVID)
10h30 – Coffee break
11h00 – Painel FecomercioSP: Desafios e oportunidades do Turismo digital no mundo 4.0 – Elisa Araújo (sócia e diretora comercial do Viaje na Viagem), Juliana Vital (diretora geral da Voopter), Marcel Bianchi (head de Parcerias na ClickBus), e Manoel Fernandes (diretor da BITES). Moderação: João José Oliveira, (repórter do UOL Economia)
12h00 – Palestra: As gerações e seus comportamentos enquanto viajantes – Carolina Haro (sócia-fundadora da Mapie)
13h00 – Encerramento

(*) Crédito da foto: Acervo pessoal/Mariana Aldrigui