A média ocupacional de 56% de junho é motivo de celebração ao Transamerica Comandatuba (BA). O resort, que adaptou-se a pandemia da Covid-19 com reclassificação das UHs e aposta no longstay, agora, confere parte dos bons resultados à aplicação da paridade tarifária com agências de viagens, operadoras e OTAs.

O estreito relacionamento atual com essas empresas é peça fundamental no aumento da capilaridade do empreendimento. De acordo com Rodrigo Galvão, diretor geral do Transamerica Comandatuba, o produto passa por um momento de mais disponibilidade nas prateleiras de compra. Por conta disso, houve mais procura nos últimos meses.

“Na atual conjuntura, o mais importante é vender pacotes. Em quanto mais frentes atuamos, maior é a democratização do destino Comandatuba e o número de visitantes do resort. As parcerias com companhias intermediárias é fundamental hoje em dia”, diz.

O executivo explica também que a paridade de tarifas não atrapalha a venda direta. Isso porque, mesmo com preços idênticos em todos os canais de distribuição, reservas feitas no site do empreendimento contam com benefícios, como passeios ou upgrade, por exemplo.

A divisão distributiva do resort está em 50% de venda direta e 50% dividido entre agências, operadoras e OTAs.

Perspectivas

De acordo com Galvão, a expectativa é que a ocupação média do Transamerica Comandatuba em 2021 seja de 60%. Além da paridade tarifária, o diretor aponta outros fatores para que isso aconteça. “Nossos pilares para alcançar essa porcentagem se baseia no fortalecimento da equipe, parcerias (eventos, produtos para crianças e market share pulverizado), ajudar na captação de mais voos à Ilha de Comandatuba e sempre pensar em custo-benefício. Um bom produto por um preço justo, mas que justifique o aporte”, afirma.

A aposta de público continuará com São Paulo e Minas Gerais, regiões consolidadas na unidade, além de fomentá-la com a população local. O staycation, viagens próximas de casa, é uma tendência observada de perto por Galvão e voltado, neste caso, ao incremento da ocupação aos finais de semana.

Mais adiante, em 2022, o diretor é cauteloso com previsões. “Sem fazer exercício de futurologia, esperamos manter a média de ocupação parecida com a estimativa de 2021. O que deve mudar, no entanto, é o reposicionamento gradual nos preços e a diária média mais competitiva. O Premium Vacations será um dos nossos ‘pulmões'”, pontua Galvão.

Transamerica Comandatuba e a conta de luz

Na sexta-feira (25), a reportagem do Hotelier News apurou com a Atlantica Hotels e o Grupo Ferrasa o impacto do aumento da conta de luz. No caso do resort baiano, o caminho será modernizar equipamentos para reduzir o custo e buscar recursos energéticos sustentáveis, como placas fotovoltaicas.

“A questão aqui passa por mais de um fator, envolvendo a privatização da Eletrobras e a possível pior crise hídrica dos últimos anos. Então, mais do que economizar com outras formas de energia, será preciso pensar em frentes de eficiência e conscientização do uso da luz no resort. Até mesmo usar isso como meio de aprendizado para crianças e, indiretamente, influenciar pais sobre a importância de economizar energia”, finaliza o diretor.

*O Hotelier News viaja a convite do Transamerica Comandatuba

(*) Crédito da foto: Lucas Kina/Hotelier News