Tramontina investe em ESG e reforça compromisso ambiental
27 de setembro de 2024Na indústria da hospitalidade, o bem-receber vai muito além do conforto e da cordialidade, cada vez mais alinhado às questões de responsabilidade ambiental. Empreendimentos que adotam iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance) implementam uma série de práticas que envolvem a redução de desperdícios, o uso de energia renovável e o incentivo ao consumo consciente. Pensando nisso, a Tramontina tem investido fortemente nessa área com o objetivo de construir um mundo melhor.
Com oito fábricas e um portfólio de 22 mil produtos comercializados em mais de 120 países nos cinco continentes, a empresa se destaca entre as marcas centenárias no cenário industrial do Brasil e do mundo. O crescimento e a rentabilidade continuam sendo os principais indicadores que impulsionam os negócios, mas a companhia também foca em um compromisso abrangente com o desenvolvimento sustentável e o impacto direto nas pessoas e operações.
Desde 1990, a Tramontina opera ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes) para tratar a água utilizada em suas atividades, além de preservar as fontes de água potável que abastecem comunidades e mantêm o ciclo da vida. Em algumas unidades, o índice de reuso de água chega a 100%, enquanto outras dependem exclusivamente da captação das chuvas.
O programa de logística reversa, chamado “Seu Ambiente Mais Consciente”, oferece pontos de coleta para produtos usados em todas as lojas oficiais da empresa no Brasil. Esse projeto abrange todos os itens e embalagens da Tramontina, incluindo eletroeletrônicos, eletrodomésticos, pilhas e baterias, independentemente da marca.
Ações ESG
As iniciativas sustentáveis fazem parte da história da empresa, que, em 2014, criou o Comitê Ambiental para alinhar e aprimorar suas práticas de gestão ambiental. Em 2021, deu mais um passo com o lançamento do Comitê ESG, reforçando ainda mais o foco em sustentabilidade no âmbito corporativo. Para unificar a comunicação dessas iniciativas, a Tramontina lançou o conceito “Tramontina Transforma”, que engloba todas as ações sustentáveis implementadas ao longo dos anos.
Atualmente, a companhia conserva mais de 2 mil hectares de áreas classificadas como APPs (Áreas de Preservação Permanente), Reserva Legal e Matas Nativas. Além disso, mantém 3,3 mil hectares de florestas de produção, que fornecem madeira renovável para suas fábricas. A empresa também investe em tecnologias limpas para minimizar a geração de resíduos sólidos, efluentes e emissões atmosféricas.
Com esse foco, a marca lança anualmente novos programas, projetos e produtos sustentáveis. Em 2024, foi introduzida a linha de cadeiras de plástico reciclado “Oceano +Clean”. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Grupo Clean Plastic, que transforma o material recolhido em mutirões de limpeza de praias promovidos pela ONG (Organização não Governamental) Eco Local Brasil. Essa linha reforça o compromisso da Tramontina com a sustentabilidade, contribuindo para a preservação marinha e agregando valor social e ambiental.
“O projeto Oceano +Clean vai além da produção de móveis ecológicos. Ele incorpora uma missão de responsabilidade ambiental e social, promovendo a reciclagem e gerando renda e inovação”, afirma Rui Baldasso, diretor da Tramontina, em entrevista ao Hotelier News.
O plástico usado nas peças é 100% rastreável, atendendo à demanda tanto do mercado de hospitalidade quanto de consumidores preocupados com a sustentabilidade. Além da “Oceano +Clean”, a Tramontina oferece outras linhas que utilizam plástico sustentável, como as cadeiras ECO, feitas com polipropileno reciclado certificado pelo selo WENEW, e a Circular Economy, que utiliza resinas pós-consumo.
Outra coleção que utiliza material reciclado é a linha “Lyf”, composta por panelas, facas e talheres, cujo design é inspirado na natureza. Combinando materiais ecológicos e práticas de responsabilidade ambiental, essa linha reforça o compromisso da Tramontina com o meio ambiente.
A linha “Lyf” apresenta formas orgânicas e assimétricas inspiradas na natureza. Desde cabos de talheres feitos de plástico reciclado até alumínio e aço produzidos de forma sustentável, com fontes de energia limpa, cada material foi escolhido para minimizar o impacto ambiental e garantir reciclabilidade após o uso. A Tramontina continua investindo para aprimorar sua gestão sustentável, com planejamento, engajamento e comunicação estratégica.
Perspectivas
A companhia afirma que as tendências na hospitalidade mostram que, cada vez mais, os clientes fazem escolhas mais conscientes e não querem que suas viagens e estadas impactem negativamente o meio ambiente. Por isso, o setor hoteleiro e empresas desse segmento estão cada vez mais atentos a essas questões, e com a Tramontina não poderia ser diferente.
“Compreendemos a importância de continuar investindo em soluções ambientalmente corretas, de acordo com os critérios ESG, indo muito além da obrigação. As práticas sustentáveis já fazem parte da história da marca desde sua criação e ganham força e escala com o tempo”, reforça Gustavo Colussi, gerente Comercial da empresa.
Segundo o executivo, na Tramontina, cada processo produtivo e produto é pensado para atender às necessidades e exigências dos clientes e consumidores. “Sabemos que essa percepção existe quando isso se reflete na fidelização à marca”, afirma.
Este ano, a empresa recebeu uma importante distinção que também reflete essa percepção: a Tramontina figurou entre os destaques da 10ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2023. A companhia ficou entre as 50 principais empresas no ranking ESG e conquistou o terceiro lugar no ranking setorial, na categoria bens de consumo.
“A Tramontina tem, em sua essência, a preocupação em contribuir com a preservação dos recursos naturais e com a qualidade de vida das pessoas. O compromisso de uma empresa com o meio ambiente e com as pessoas passa por uma visão sistêmica e por ações integradas, que vão desde a escolha de fornecedores e métodos produtivos responsáveis até seu senso de comunidade e atuação em conjunto com organizações comprometidas com a construção de um mundo melhor”, finaliza o gerente Comercial.
Para saber mais sobre as ações sustentáveis da empresa, visite a página oficial de Sustentabilidade, onde estão disponíveis o Relatório de Sustentabilidade, em conformidade com as normas da GRI (Global Reporting Initiative), e a primeira edição da Revista Transforma, que compartilha a jornada de sustentabilidade da marca.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Tramontina