O mercado modelo em Salvador, um dos pontos turísticos mais visitados
(foto: Pixabay/masteroblima)

Trinta e nove deputados federais aprovaram na noite da última terça-feira (18), uma emenda no valor de R$ 100 milhões para o Centro de Convenções da Bahia. O recurso será liberado para o Governo do Estado e deverá ser direcionado à reforma/contrução do equipamento. O pedido foi feito pelas 19 entidades que integram o CBTur – Conselho Baiano de Turismo, sendo acolhido imediatamente pelos deputados, que reconheceram a situação crítica em que o espaço se encontra atualmente.

O CBTur alega no documento que o Centro de Convenções é indispensável para o turismo da cidade e que seu fechamento, realizado há 14 meses, tem provocado prejuízos incalculáveis, não apenas ao trade turístico, com a desativação de diversos meios de hospedagem, mas à população, com o aumento do desemprego e a fuga dos turistas de eventos, filão da economia do setor, em especial na baixa temporada.

De acordo ainda com a entidade, desde novembro de 2013, quando um congresso médico foi interrompido por conta das precárias condições do equipamento, a cidade perdeu faturamento acima de R$ 500 milhões com a escassez de eventos, em especial da área de saúde. Ressalta ainda que a capital baiana possui 440 hotéis que dependem diretamente de congressos e convenções, principalmente na baixa temporada, assim como 10 mil bares e restaurantes, que têm sua receita atrelada, em parte, ao fluxo de congressistas na cidade.

A força do trade é traduzida nos números que envolvem o setor; o turismo representa 20% do PIB e 23% do ISS do município de Salvador, além de ser um dos maiores empregadores da capital.

Serviço
ba.gov.br