Manter as portas abertas durante toda a pandemia foi um risco que nem todos os hotéis assumiram em 2020. No caso do The Universe Paulista by Intercity, que possui parte de seu inventário operando como condo-hotel, paralisar as atividades nunca foi uma opção. Diante de todos os desafios enfrentados nos últimos meses, o empreendimento comandado por Alexandre Ventura conseguiu minimizar os prejuízos, preservando boa parte de seus colaboradores.

De acordo com o gerente geral, os primeiros meses foram os mais críticos com quedas bruscas de ocupação. “Mantivemos a equipe necessária para atender aos locatários. Em março do ano passado, operamos 15 dias com normalidade até a explosão da pandemia. Fomos de 80% para 8% de ocupação”, relembra.

Nos primeiros meses da crise, Ventura conta que grande parte dos moradores do empreendimento foram embora, o que piorou a situação. “Temos 106 unidades de condo-hotel. De início, mais da metade encerrou o contrato, pois muitos deles são alunos de universidades próximas”.

E não foi apenas a ocupação que foi afetada. As tarifas também caíram de R$ 280 para R$ 200 e mais da metade do quadro de colaboradores passou oito meses com contrato de trabalho suspenso, enquanto a outra metade teve 25% do salário reduzido, inclusive o gerente.

“Utilizamos o máximo de MPs disponibilizadas pelo governo para manter nossos funcionários. Pensamos muito no lado social para segurar a equipe e renegociamos contratos com fornecedores. A base era de, pelo menos, três meses de redução de 30% a 40%”, complementa Ventura.

E as iniciativas deram resultado. Se no início da pandemia o The Universe esperava queda de R$ 600 mil, 2020 encerrou com prejuízos de R$ 240 mil.

The Universe Paulista: adaptações para o lazer

Sem o corporativo, sua principal demanda, o hotel localizado próximo a Avenida Paulista vem promovendo adaptações para atender ao público de lazer. Salas de reuniões serão transformadas em kids club e salão de jogos, enquanto no A&B (Alimentos & Bebidas) um novo menu para a área da piscina está sendo desenvolvido.
“Pensamos também em alugar alguns espaços para sessões de fotos e realizar mini weddings. Nosso público hoje são pessoas do interior que vem a São Paulo, além de moradores de prédios vizinhos que se hospedam para utilizar as áreas de lazer”.

Olhando para a demanda, a unidade também investiu em novo mobiliário para a piscina, ombrelones e sauna. Este ano, a fachada do hotel será pintada e existem projetos para trabalhar o entorno do jardim. “No segundo semestre, dependendo da situação do mercado, queremos criar um andar de serviços com bicicletário, lavanderia e lockers”, revela o gerente.

Recentemente, o empreendimento também fechou parceria com a Motor Road, startup focada em experiências para adeptos do motociclismo. O hotel será o primeiro a oferecer uma suíte temática e serviços pensados no universo de duas rodas.

Treinamentos e incentivos

Além da preocupação em manter o máximo de colaboradores possíveis, o The Universe também vem promovendo ações de incentivo. Café da manhã coletivo, treinamentos e diálogo aberto estão entre as iniciativas do hotel.

“Hoje estamos operando com 100% do nosso quadro novamente. Desde o início da pandemia, apenas uma pessoa do time foi infectada, o que mostra que os protocolos funcionam. Porém, o emocional afetou a todos e procuramos tranquilizar a equipe e mostrar que não pretendemos fazer demissões. Retomamos os programas internos e desenvolvemos ações sociais”, destaca Ventura.

O hotel ainda entrega “kits do bem” para pessoas em situação de rua no entorno do empreendimento. São itens deixados nos achados e perdidos que não foram solicitados pelos donos combinados a produtos alimentícios fornecidos pelo A&B terceirizado.

Previsões

Após meses de melhoras, como novembro, dezembro e janeiro, a unidade voltou a sentir o baque da pandemia com a chegada da segunda onda. No primeiro mês de 2021, o hotel chegou a operar com 60% de ocupação até os números voltarem a despencar. “Fevereiro caiu bem e março foi muito ruim. Atualmente, estamos operando com menos de 60% dos apartamentos disponíveis e devemos entrar novamente com as MPs”, salienta o gerente.

Apesar do impacto, Ventura afirma que alguns condôminos estão retornando. Hoje, o The Universe Paulista possui 70% dos apartamentos locados e os outros 30% vazios. Para 2021, foram feitas revisões de orçamento considerando diferentes cenários para o mercado.

“Fizemos um orçamento pessimista e agora temos outro mais equilibrado. Estamos pensando em oito meses de produtividade no ano e vamos manter a equipe, que é a nossa prioridade. Em nossas projeções não estamos levando em conta o retorno do corporativo, mas sim procurando trabalhar com a demanda que temos”, finaliza Ventura.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News