As redes sociais e a evolução das ferramentas oferecidas por elas causaram uma revolução nos pequenos e médios negócios. Muitos deles já chegaram à conclusão de que vale mais a pena ter uma presença bem pensada em uma dessas plataformas – que viabilizam, inclusive, a comercialização de produtos – do que manter um site estático, que gere pouca interação ou seja difícil de atualizar.

Para o setor de hospitalidade, no entanto, o cenário é um pouco diferente. Por um lado, as empresas do segmento não podem prescindir de um website bem desenvolvido. Ele servirá para controlar reservas, aceitar pagamentos e apresentar detalhes de suas instalações – acomodações, comodidades e opções de alimentação, por exemplo –, além de fornecer outras informações de maneira mais completa.

Naturalmente, os sites e aplicativos de booking podem ajudar com parte dessa missão. Eles são ótimos para ampliar o alcance das suas ofertas, já que contam com uma grande base de clientes e marcas já bastante reconhecidas no mercado.

Mas nem o site próprio nem as plataformas de busca farão pelo seu negócio o que as redes sociais podem fazer: transformar seu hotel, pousada ou resort em destino dos sonhos. E, para isso, nenhuma delas é tão eficiente quanto o Instagram. Além de ser totalmente focada em imagens – essenciais para o segmento de hotelaria –, a rede tem um potencial enorme de atrair audiência e atenção.

Segundo dados divulgados pelo próprio aplicativo em 2020, são 1 bilhão de usuários ativos por mês. Se considerarmos esses números, o Instagram é a quinta rede social mais popular do mundo – atrás de Facebook (2,6 bilhões), YouTube (2 bilhões), Whatsapp (2 bilhões) e WeChat (1,2 bilhão). E, entre os que estão na rede, 84% dizem ter descoberto novos produtos nela.

Com tanto alcance e inúmeros recursos disponíveis, parece natural que a plataforma seja a primeira opção para negócios que estejam desenvolvendo seus planejamentos estratégicos de marketing. E é a que recomendo para quem quer apostar em apenas um canal.

Para quem já está convencido a tentar, ou quer aprimorar sua presença no Instagram, dou a seguir algumas dicas, que servirão para aumentar a qualidade de suas publicações, atrair mais curtidas e, o mais importante de tudo: transformar esses likes em reservas.

Opte por um perfil profissional. Parece algo complicado, mas é fácil (e gratuito) encontrar a opção dentro das configurações de conta e fazer a mudança. O perfil comercial oferece acesso a diversas métricas de audiência e desempenho, essenciais para entender como se comporta o seu público, e com quais posts ele interage mais. Além disso, permite que você invista para promover suas publicações dentro do aplicativo – sem que seja necessário nenhum outro software para isso.

Crie um cronograma. É importante postar com regularidade, mesmo que a frequência, no início, não seja altíssima. Isso significa que será preciso organizar o que postar e quando, com antecedência e preparação. Para ter ideias de posts que vão além do básico, aproveite datas comemorativas e fique de olho nos temas do momento nas redes. Lembre-se também que o Instagram tem diversas maneiras de distribuir seu conteúdo: posts, Stories, IGTV, Reels. Variá-los também ajuda a fidelizar seu público e a ganhar relevância.

Mentalize: todo detalhe importa. Você já sabe que os clientes procuram muito mais do que um espaço onde dormir. Por isso, muitos fatores podem influenciá-los na hora de decidir pelo seu estabelecimento, como a limpeza, a decoração, a qualidade dos colchões, o tipo de chuveiro e as amenities oferecidas. Faça questão de mostrar tudo o que tem a oferecer.

Compartilhe imagens que tenham vida. Você conseguirá instigar o desejo de estar no seu hotel ou pousada de maneira muito mais real se mostrar como é a experiência de verdade. Evite imagens de espaços vazios: mostre seus hóspedes se divertindo na piscina, utilizando a academia, aproveitando uma cama confortável com lençóis bonitos ou celebrando um momento incrível com uma vista que só você oferece.

Conte à sua audiência quem são os profissionais que fazem tudo funcionar perfeitamente. É possível até mesmo expandir o assunto, mostrando curiosidades sobre o dia a dia de um hotel. Como é a lavanderia? Quantos lençóis brancos a unidade possui, e quantos são lavados todos os dias? Como funciona a cozinha? Aproximar o público das pessoas que fazem a estadia tão confortável é uma maneira de mostrar transparência e criar conexões inesperadas.

Por falar nisso, hospitalidade também é oferecer uma refeição deliciosa, certo? Poucas coisas despertam interesse como uma refeição apetitosa, em uma louça com um visual bacana. Explorar o menu do hotel ou pousada é uma maneira de criar conteúdo visualmente impactante e divulgar os pratos do restaurante, as criações do chef e até suas receitas preferidas.

Histórias da cidade e da região importam. E estão por toda a parte. Conte um pouco da história de seu estabelecimento e da cidade e região em que ele está situado. Nem todos os seus hóspedes vão querer passar todo o tempo dentro de suas instalações. Por isso, mostre a eles: o que mais é interessante na sua vizinhança?

Incentive seus hóspedes a compartilhar imagens e vídeos feitos no hotel ou pousada, e republique esse conteúdo. É uma maneira diferente de mostrar como é a experiência em suas instalações e atrair novos seguidores. Aqui, contudo, vale uma ressalva: ao utilizar conteúdos de terceiros, sejam clientes ou funcionários, peça sempre autorização.

Por fim, considere contar com a ajuda de profissionais de comunicação e marketing para tornar seus conteúdos mais relevantes e bem produzidos. Eles podem ajudar a tornar suas instalações verdadeiras fontes de inspiração para potenciais hóspedes e para o setor.

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Thaís Faccin é sócia-proprietária da Jahe Marketing, assessoria especializada em marketing que oferece auxílio e soluções para empresas que buscam profissionalização de suas atividades relacionadas à área de Marketing. Considerada pelos clientes como “o marketing da minha empresa”, a Jahe Marketing está preparada para assumir desde um planejamento estratégico, até a execução dos planos de ações de marketing digital, branding, trade marketing, comunicação, assessoria de imprensa, criação e design.

Há 19 anos atua com marketing e gestão de produtos em multinacionais. Atuou nos mais diversos setores, tais como: hospitalidade, construção, food service e tecnologia. Formada em Turismo com Ênfase em Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi e Pós graduada em Administração de Marketing pela FAAP.

Contato: [email protected] | www.jahemarketing.com.br

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal/Thaís Faccin