Fun, Food e Travel são os três temas centrais que o Tendências 360 orbitará nos próximos três dias. Aberto oficialmente em formato 100% digital, o evento organizado pela Mapie, Disque9 e Nazdarovia chega com energia otimista e painéis voltados para o debate de como será o futuro daqui pra frente.

Na edição de 2021, 350 observadores de comportamento foram inscritos, o que representa um aumento de 20% em relação ao evento de 2020. No total, são esperados mais de 30 palestrantes, painelistas e cases de sucesso internacionais.

Para abrir o Tendências 360, Ale Vianna (Nazdarovia) e Carol Haro (Mapie e Disque9) foram as anfitriãs da casa. “Este ano, focamos no lado bom da vida. Acreditamos que depois de um período tão difícil, o Turismo, a Gastronomia e o Entretenimento serão essenciais para restabelecer a normalidade”, pontua Ale.

Com patrocínio da Brocker Turismo, Elo, Sebrae e Pmweb, o evento terá 100% de suas vendas revertidas para as ONGs Gastromotiva, Garupa e Playing for Change. Carol relembrou os mais de 550 mil mortos por Covid-19 desde o início da pandemia e trouxe reflexões sobre como esperamos que o mundo seja após esse grande período de ruptura.

“Ainda não sabemos os impactos duradouros da crise, mas com certeza eles vão existir. Pesquisas de tendências nunca foram algo simples, pois não se trata de uma ciência exata, ainda que ela seja social e aplicada. E até isso foi questionado no último ano. Precisamos lembrar que tendências começam atingindo uma pequena parcela da sociedade, que vão se juntando até que isso cresça e se torne uma realidade coletiva”, complementa Carol.

Entre os conceitos que estarão na base das discussões estão a antifragilidade. Diferente da resiliência, que é definida como a flexibilidade de adaptação, o termo simboliza a força que gera transformações. “Nosso objetivo é fortalecer gente curiosa, observadora e espalhar conhecimento, que é o verdadeiro poder”, acrescenta Carol.

Tendências 360: o que se concretizou

Com base no relatório desenvolvido na edição anterior, o evento sintetizou cinco tendências que se concretizaram de um ano pra cá.

Contactless: permitindo a conexão entre pessoas e negócios, porém reduzindo interações físicas. A tendência ainda trouxe menos burocracias para diversos processos, além da digitalização de relações.

Santo lar: nossa casa nunca foi tão importante, o que trouxe transformações na forma como ocupamos os espaços. Dito isso, produtos imobiliários surgiram na tentativa de encaixar atividades que antes não estavam atreladas ao lar, como a prática de exercícios, trabalho e estudo.

Descolonização: a valorização do que é local, de identidade brasileira. Uma tendência que já vinha em ascensão e teve seu crescimento acelerado pela pandemia, como o aumento do consumo de produtos regionais. Grandes marcas internacionais seguem com força, e o movimento precisa ganhar mais corpo para se tornar mainstream.

Novos talentos: habilidade intangíveis, soft skills, aprendizados contínuos e conhecimentos que vão além do formal. Houve ainda o incremento da oferta de cursos livres e talentos variados em formato online.

Atitude que nutre: diante de tantas notícias ruins, conseguimos observar atitudes que nutrem. Um exemplo são as Olimpíadas, com jogos mais diversos e inclusivos. Na edição de 2020, o Tendências 360 debateu como nossas escolhas nutrem algo e nos resta refletir se é aquilo o que queremos.

(*) Crédito das imagens: reprodução da internet