A Clia Brasil comunicou hoje (3) a suspensão das operações nos portos brasileiros até o próximo dia 21. A decisão ocorreu após um surto de Covid-19 ser registrado em embarcações que navegam na costa brasileira na semana passada. O anúncio foi feito em nome da MSC e da Costa Cruzeiros e pode ser entendido como um alerta de que a indústria de viagens ainda não voltou 100% ao normal. Ou seja, além de exigir vacinação, a segurança dos turistas ainda precisa continuar como prioridade operacional.

A medida, recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ao Ministério da Saúde, tem caráter preventivo e visa reunir dados para avaliar o cenário epidemiológico, bem como as condições de biossegurança do Brasil, revela a Folha.

A situação expõe um cenário ainda de incertezas decorrente da pandemia no turismo brasileiro como um todo, não apenas no segmento de cruzeiros. Diante disso, alguns estados têm implementado algumas medidas, sem cogitar políticas mais restritivas por enquanto. É o caso do Ceará, que tornou obrigatória a apresentação do passaporte de vacinação em hotéis, pousadas e academias de ginástica.

O comunicado

A Clia afirma ainda que busca alinhar os protocolos de saúde e segurança com autoridades do governo federal, Anvisa, estados e municípios. Veja abaixo o comunicado divulgado pela entidade.

Nas últimas semanas, as duas companhias de cruzeiros afetadas experimentaram uma série de situações que impactaram diretamente as operações nos navios, tornando a continuidade dos cruzeiros, neste momento, impraticável. Além disso, a incerteza operacional causou inconvenientes significativos para os hóspedes que contavam com suas férias no mar com rígidos protocolos de segurança.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Costa Cruzeiros