Com a retomada das atividades turísticas no Brasil, proporcionada pelo aumento no ritmo da vacinação contra a Covid-19, é natural que haja demanda reprimida por viagens, o que se reflete nos indicadores do setor hoteleiro e, neste panorama, de acordo com Pesquisa de Hábitos de Consumo, realizada pela Superdigital, as classes C e D gastaram mais com viagens durante o mês de setembro. Como resultado do aumento dos gastos, as agências de viagens registraram crescimento exponencial no período, segundo pesquisa da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo)

O levantamento aponta que os setores que apresentaram recuperação foram Companhias Aéreas (13%) e Hotéis e Motéis (8%). No balanço geral da pesquisa, houve recuo de 4% do consumo. Nos resultados por região, todas registraram queda, puxadas pelo Norte (-8%) e Nordeste (-7%). O Sul recuou 4%; o Sudeste, 3%; e o Centro-Oeste, 1%.

Os demais setores que apresentaram sinais de recuperação no consumo foram Diversão e Entretenimento (3%), Telecomunicações (2%), Transporte (1%) e Combustíveis (1%). Por outro lado, houve queda em setores como Rede Online (-7%), Automóveis e Veículos (-6%), Lojas de Roupas (-5%), Lojas de Artigos Diversos (-3%) e Prestadores de Serviços (-3%)

“As pessoas estão mais confortáveis e confiantes para voltarem a viajar. De fato, por conta da pandemia, muitas viagens foram adiadas e, com o avanço da vacinação e queda no número de contaminados, é normal que a população retome as viagens e os planos que foram adiados em 2020 e primeiro semestre de 2021”, avalia Luciana Godoy, CEO da Superdigital.

A pesquisa observa ainda que os principais gastos das famílias são com Supermercados (37%), seguido de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%). Em setembro, 84% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a gosto e três em relação a julho.

Com relação ao ticket médio, foi registrado crescimento significativo nos setores de Companhias Aéreas (24%), Hotéis e Motéis (11%) e Diversão e Entretenimento (5%).

Superdigital: recortes regionais

No Rio de Janeiro, o consumo em setembro recuou 1,9% em relação ao mês anterior. Entre os setores que se destacaram estão Passagens Aéreas (49%), Combustíveis (10%), Transportes (3%) e Supermercado (2%). As quedas, por sua vez, foram observadas em Rede Online (-12%), Serviços (-12%), Diversão e Entretenimento (-8%), Lojas de Roupas (-8%), Automóveis e Veículos (-5%), Drogaria e Farmácia (-5%), Telecomunicações (-3%) e Lojas de Artigos Diversos (-3%).

São Paulo registrou diminuição de 3,1% no consumo. O resultado foi puxado, principalmente, pelo setor de Automóveis e Veículos, que apresentou queda de -7%. Entretanto, o estado segue a tendência nacional com alta em Companhias Aéreas (15%), Hotéis e Motéis (12%), Transportes (3%) e Diversão e Entretenimento (3%).

No Espírito Santo, o consumo acelerou durante o período e o estado fechou em alta de 4,1%, resultado puxado pelo setor de Companhias Aéreas, com aumento de 142%.
Estados da Região Sul, como Rio Grande do Sul e Paraná, apresentaram queda de 5% e 4,9% em relação a agosto, respectivamente. Na contramão da maioria dos estados brasileiros, o setor de Companhias Aéreas recuou 31% no Paraná.

Na região Norte, também houve queda nos indicadores em relação ao mês anterior. O Amazonas recuou 7% em setembro e o Pará, 11%, com baixas nos setores de Companhias Aéreas, Rede Online, Automóveis e Veículos, entre outros.

No Nordeste, Bahia, Ceará e Pernambuco também registraram queda de gastos no período, com quedas de 5,4%, 4,4% e 11,3%, respectivamente, com crescimento em setores como Companhias Aéreas, Transportes e Diversão e Entretenimento.

(*) Crédito da foto: Firmbee/Pixabay