Ao falar sobre Vinicius de Moraes automaticamente nos transportamos para as orlas das praias cariocas ao som da Bossa Nova. Mas nem só de Rio de Janeiro viveu o poeta. Foi em Itapuã, em Salvador, que o músico teve uma história de amor e se inspirou para escrever uma de suas mais conhecidas canções.

De velho calção de banho, Vinicius passou muitas tardes em Itapuã, apreciando o mar da janela da suíte da casa onde morou com sua ex-mulher, a baiana Gessy Gesse, nos anos 70. Hoje, quase 50 anos depois, os fãs têm a oportunidade de se sentirem mais próximos do compositor. O Mar Brasil Hotel, fundado em 1992, comprou o imóvel em 2000 e fez do espaço um memorial em homenagem ao casal, disponibilizando os quartos para hospedagem.

Segundo Luisa Proserpio, proprietária do empreendimento, o hotel foi construído ao lado de casa e, em 2015, uma intervenção artística foi feita com o acompanhamento da própria Gessy. “Ela é nossa amiga e nos ajudou a montar um memorial com fotos, documentos e objetos da época em que eles viveram lá”.

A empresária explica que, quando o imóvel foi adquirido, não havia mobília, mas que a cama original do casal foi resgatada em um antiquário e a disposição do cômodo foi remontada. “A banheira voltada para o mar era o lugar preferido de Vinicius e onde ele compunha suas canções”, afirma Luisa.

Nas paredes, azulejos originais assinados pelo artista Udo Knoff compõem a decoração. Já no banheiro de Gessy, na mesma suíte, há outra intervenção do artista, em formato de nádegas.

Sobre a manutenção do local, a proprietária explica que objetos raros estão expostos em vitrines, sem a possibilidade de toque. A suíte de 52 metros quadrados é a menina dos olhos do Mar Brasil Hotel e possui uma diária um pouco mais alta comparada às outras acomodações do empreendimento. A acomodação ainda foi destaque na última edição internacional da revista Forbes.

A casa, que manteve sua estrutura e piscina original, tem um total de quatro quartos. Além da icônica suíte, famílias também podem se hospedar no imóvel. “É possível o casal ficar na suíte e os filhos nos outros quartos”.

Vinicius de Moraes - memorial

                                       Memorial Casa di Vina é aberto gratuitamente ao público

Memórias de Vinicius de Moraes

No ambiente, os hóspedes podem conferir uma minibiblioteca com as principais obras de Vinicius, muitas delas escritas ali, fotografias do casal e o convite de inauguração da casa em 1974. O hotel também abriga o Memorial Casa di Vina, aberto gratuitamente para visitação, e anexo ao restaurante de mesmo nome. “No térreo, o restaurante de frutos do mar serve receitas que a própria Gessy nos ensinou, além de drinks que os dois costumavam beber”, conta Luisa.

No dia 16 de janeiro de 2021, data em que Gessy Gesse completou 82 anos, foi lançado o documentário “A Casa de Itapuã”, via plataforma digital. Dirigido por Luisa em parceria com a cineasta Lara Belov, o filme possui 12 minutos de duração e conta a história de amor entre a baiana e Vinicius de Moraes. Para assistir, acesse o link.

“Reconstruímos cenas e Gessy pode nos contar histórias que aconteceram na casa. Ela não entrava lá há anos, então foi um momento muito especial”, destaca Luisa.

Mar Brasil Hotel

Mar Brasil ainda possui 76 quartos, contando com as acomodações da casa. Em breve, o empreendimento ganhará o status de hotel boutique, passando a se chamar Casa di Vina Hotel. “Estamos em um processo de transição e já estamos fazendo algumas melhorias, como a renovação do jardim e deck da piscina. A mudança de nome veio, pois o memorial e o restaurante ganharam uma fama muito maior que o próprio Mar Hotel”, finaliza a proprietária.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Mar Brasil Hotel