mtur- sudesteEstudo aponta que 46% dos turistas viajarão em família

Os estados do Sudeste são os destinos mais procurados por turistas da região Norte, segundo estudo realizado pelo MTur (Ministério do Turismo). A pasta promoveu um levantamento com agências de viagens do Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Tocantins, Roraima e Rondônia e, tirando o segmento “Sol e Praia” (38%), a maioria dos viajantes procuram o turismo de natureza/ecoturismo (25%). 

De acordo com os dados apurados, 46% deles viajarão em família.Além destas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Para 14,2% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 53,2% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo, é de que 56,5% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.

Para Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Norte no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”.

Quando observamos por estado, os turistas amazonenses e tocantinenses preferiram os destinos paulistas. Já os acreanos pretendem visitar os atrativos mineiros. Em Rondônia, os clientes dessas agências buscaram no estado do Espírito Santo o descanso no verão. Diferente destes, os turistas de Roraima escolheram o Distrito Federal e os do Pará e Amapá selecionaram as belezas cearenses.  

MTur: sondagem empresarial

Realizada pelo MTur, o estudo é realizado semestralmente, e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.

O objetivo da sondagem é auxiliar as empresas da região do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período.

(*) Crédito da foto: Rogério Cassimiro/Mtur