Com o turismo da capital paulista aquecendo mês após mês, a SPTuris (São Paulo Turismo) e a Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) firmaram uma parceria de monitoramento mensal de eventos corporativos. O acordo, assinado durante um evento da Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) visa contribuir com o desenvolvimento da atividade turística na cidade.

O objetivo principal da parceria é a promoção, exploração do turismo, realização de pesquisas e monitoramento. A SPTuris já trabalha, por meio do Observatório de Turismo e Eventos, com a criação de indicadores do setor — como taxas de ocupação hoteleira e acompanhamento de ISS (Imposto Sobre Serviços) — além de realizar análises de demanda e impacto econômico.

“Ainda assim, sentimos falta de um índice mais amplo, que apresentasse os eventos e a importância do segmento para o mercado de São Paulo de uma forma mais estruturada. Na relação com as outras entidades, fomos construindo juntos esse plano de trabalho para criar indicadores de desempenho que mostrem a importância do setor para a cidade e para a economia local”, ressaltou Fernanda Ascar, diretora de Turismo da SPTuris.

Canais de cooperação

A Ubrafe representa o setor de promoção comercial nacional e internacionalmente dos eventos com foco na geração de negócios. A entidade tem interesse em definir canais de cooperação que auxiliem no desenvolvimento da atividade e na elaboração de indicadores que dêem relevância e credibilidade. A parceria com a SPTuris se dará por meio de coleta, compartilhamento, análise e divulgação de pesquisas e dados do setor.

(*) Crédito da foto: Divulgação/SPTuris