O SoftBank decidiu acompanhar mais de perto as operações da OYO na América Latina. O banco japonês, principal investidor da rede indiana, tomou essa iniciativa em função da crise provocada pela pandemia na hotelaria da região. Será formada uma joint venture para controlar os mais de 1 mil hotéis no Brasil e no México. Em entrevista a Reuters, Henrique Weaver, CEO da OYO Brasil, confirmou a informação.

O banco japonês usará parte dos US$ 5 bilhões do seu fundo latino-americano para formar a nova empresa, que vai se chamar OYO Latam. Weaver, contudo, não revelou o valor, mas garantiu que as duas empresas teriam representação igualitária no conselho da nova companhia. Desde a chegada à América Latina, em 2019, estima-se que o fundo do SoftBank na região tenha investido US$ 75 milhões nas operações da OYO.

Sabe-se, contudo, que mesmo antes da pandemia a rede indiana enfrentava problemas não só no Brasil, mas em todo o mundo. Com dificuldades em tornar a operação lucrativa, a OYO cortou parte da mão de obra. A Reuters, Weaver disse que a chegada à América Latina tem sido bastante proveitosa. “A América Latina tem se mostrado uma boa opção para a OYO, com um ritmo de crescimento rápido porque o mercado é extremamente fragmentado na região.”

OYO - softbank - henrique weaver

Weaver afirma que a América Latina tem sido fonte de boas oportunidades para a OYO globalmente

OYO: escolha?

Pouco antes da pandemia eclodir, em março, o executivo já informara que o SoftBank fazia uma gestão bem próximo na operação brasileira. “SoftBank é um dos nossos investidores e também um grande parceiro. Eles estiveram aqui não só em dezembro, mas também em outras ocasiões para participar de reuniões e acompanhar o negócio”, reconheceu, em entrevista ao Hotelier News.

“O banco tem um time de conteúdo e de estratégia que nos ajuda bastante a entender e implementar as melhores práticas de mercado, ajudando-nos a tomar boas decisões. Então, somos muito satisfeitos em tê-los ao nosso lado, porque eles trabalham muito mais como um parceiro do como alguém que ‘olha por cima’ o negócio”, acrescentou Weaver, na ocasião.

Agora, a pergunta que fica é a seguinte: trata-se de uma escolha ou imposição do banco japonês? Em nota, a OYO Brasil não esclareceu precisamente essa resposta. No entanto, a rede indiana disse que a maior aproximação do banco japonês é vista com bons olhos.

“Para fortalecer nossa proposta de valor na região, a OYO fez uma aliança estratégica com o SoftBank Latam Fund. Essa é uma evolução natural da parceria de longa data das empresas e promove a definição de objetivos claros e focados no desenvolvimento da rede na América Latina. A OYO LATAM será administrada em conjunto pela OYO e SoftBank Latam Fund, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e recursos dedicados à experiência do hóspede e do parceiro.”

* Reportagem atualizada às 10h56, de 17/09/2020, com inclusão de nota oficial da OYO Brasil.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News