A Skift Research realizou novo estudo sobre os hábitos de consumo das gerações mais novas de viajantes. O relatório Millennial and Gen Z Traveler Survey 2019 conta com 200 páginas de resultados que compara comportamentos, preferências e valores dos viajantes da geração Y e do millennial. 

Viajantes dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, China e Índia participaram do levantamento. Em seguida, as respostas foram divididas por país e em quatro grupos etários mais precisos: jovens da Geração Z (de 16 a 18 anos), da Geração Z mais velha (19 a 22), jovens millennials (23 a 30) e millennials mais velhos (31 a 38).

Skift: resultados

Ao analisar como esses viajantes compram as passagens, o uso do mobile foi destaque. Considerando as duas gerações, chineses e indianos são os mais adeptos ao smartphone para comprar passagens aéreas. Mais de 80% dos chineses e 68% dos indianos usam quase sempre ou só o aparelho para reservas. Viajantes dos Estados Unidos aparecem em terceiro (46%), seguido por australianos (44%) e britânicos (40%). 

A pesquisa também perguntou se esses viajantes esperavam aumentar seus gastos em viagens de lazer no próximo ano. Turistas da Índia e China foram os mais otimistas, com 72% e 68% respondendo que irão gastar mais respectivamente. Os outros países se mostraram menos positivos, com mais de 30% dizendo que os gastos serão mantidos e 15% que irão diminuir.

skift

skift

Ao analisar a influência de redes sociais, o estudo da Skift corrobora outras pesquisas que mostram como o Instagram é importante para esses viajantes. A plataforma é a favorita dos americanos, britânicos e australianos, seguida pelo Facebook e Youtube. Na Índia, o Facebook continua como favorito, seguido de perto pelas outras duas redes. 

Na China, a situação muda completamente, com a plataforma Sina Weibo como favorita, seguida pelo We Chat e TikTok.

skift

Outro dado que também aparece em outras pesquisas é a relevância de responsabilidade ambiental e política na escolha dos destinos. Os que mais levam essas questões em consideração são os viajantes mais novos da geração Z (84%). Seguidos pelos millennials mais novos (77%), mais velhos da geração Z (71%) e millennials mais velhos (69%).

skift

(*) Crédito da capa: Jacquelynne Kosmicki/Pixabay

(**) Crédito dos gráficos: Divulgação/Skift