Que a pandemia trouxe muitas mudanças ao comportamento do consumidor não é nenhuma novidade. Além do desejo reprimido por viagens, os turistas apontam novas prioridades como divisores de águas no momento das reservas. De acordo com a SiteMinder, a flexibilidade tomou o lugar dos preços nas tomadas de decisão.

Segundo divulgado pela Phocuswire, o relatório Dynamic Traveller: A New Era of Hotel Guest sinaliza tendências que podem permanecer a longo prazo. A pesquisa acena para o crescente apreço pelas viagens: cerca de 34% dos entrevistados planejam viajar mais.

O estudo também afirma que os viajantes têm maiores expectativas em relação às suas acomodações. Cerca de 52% estão mais exigentes quanto a flexibilidade, custo-benefício e segurança para realizar suas reservas.

A pesquisa diz que os 14 fatores que provavelmente influenciam as reservas, cancelamentos gratuitos e alterações estão entre as duas principais prioridades para quase um terço dos viajantes. Ele supera o preço, sempre considerado o principal fator a influenciar o comportamento no passado, que vem em segundo lugar, com 27%.

Na Austrália, a flexibilidade de reserva está entre as duas principais prioridades para 45% dos viajantes, enquanto na França, Espanha e Reino Unido é um fator chave para mais de 40%.

É interessante notar que, após a flexibilidade e o preço da reserva, o café da manhã incluído e as práticas de saúde e segurança são quase iguais no que diz respeito ao que influencia a tomada de decisão.

SiteMinder: reservas diretas

O relatório também destaca a tendência de reservas diretas, revelando que 39% dos viajantes esperam fazer reservas diretas com hotéis, um pouco acima do número de 36% em 2020. A tendência também se mostra verdadeira no Brasil, como foi abordado pela HSMAI durante o ROC 2021.

As reservas via agência de viagens online caíram de 37% em 2020 para 26% este ano, de acordo com o estudo. Os viajantes estão optando por mais pacotes, com 14% escolhendo agora um pacote, em comparação com cerca de 4% em 2020.

Outras descobertas do relatório do SiteMinder incluem o desafio da confiança online, com cerca de um quinto dos viajantes confiando ‘muito’ em seu provedor de hospedagem com dados pessoais quando se trata de pagamento.

“As preferências desse viajante dinâmico e evoluído provavelmente remodelarão fundamentalmente a indústria de viagens, bem como a abordagem que os hoteleiros agora precisam adotar para serem vistos como uma opção de acomodação viável”, diz Mark Renshaw, diretor de marketing da SiteMinder.

(*) Crédito da foto: John Schnobrich/Unsplash