Simone Scorsato deixa BLTA e parte para novo desafio
23 de setembro de 2024Após 10 anos à frente da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), Simone Scorsato anunciou que está deixando o posto de CEO da entidade. Partindo para um novo desafio, a executiva assumirá a gerência de Eventos Internacionais da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) em outubro.
“Aceitar este convite reitera todo o trabalho feito na BLTA de desenvolver o Brasil no mercado estrangeiro, abrangendo participação em importantes feiras e eventos no exterior. Nessa perspectiva, meu desafio será, justamente, identificar aqueles com poder de gerar negócios e de ampliar o conhecimento da Marca Brasil”, destaca Simone.
“Esta é uma área já consolidada na Embratur. Acredito que meu trabalho envolverá um novo olhar sobre as feiras com curadoria de eventos, ações de Marca Brasil, qualificação de expositores e novas estratégias de promoção e comercialização para projeção qualificada do país no exterior com um olhar segmentado”, antecipa.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca a trajetória de Simone. “Eu fiquei muito feliz com a disponibilidade da Simone em aceitar nosso convite, e colocar toda sua experiência e capacidade técnica a serviço do Brasil. Ela contribuiu na mudança da percepção do que é luxo, e o Brasil hoje é muito competitivo nesse segmento de experiências exclusivas e sustentáveis. Agora na Embratur, vai poder contribuir muito e dar seguimento ao trabalho de ampliar a nossa capacidade de gerar cada vez mais negócios através das feiras, roadshows, galerias e demais eventos internacionais”, diz.
Segundo Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da agência, a executiva irá colaborar trazendo o olhar das necessidades atuais do trade turístico. “Assim, poderemos deixar o Brasil bem posicionado no cenário global. Teremos grandes entregas no curto prazo para a Embratur, e este reforço com certeza irá potencializar os resultados”, destaca.
Simone Scorsato: trajetória
Simone é turismóloga por formação e possui mestrado em Hospitalidade. Entrou na BLTA a convite de Melissa Fernandes, que ocupou a presidência da associação no biênio 2012-2014. Ao analisar sua trajetória, afirma que foi um período de aprendizagem contínua.
“Nunca tinha atuado anteriormente como uma profissional do segmento de turismo de luxo. Nesses anos aprendi a entender as necessidades desse nicho específico e a criar estratégias para o fortalecimento desse segmento, promovendo a hospitalidade brasileira de excelência no país e no exterior. Além disso, desmistificamos o luxo, trazendo protagonismo à brasilidade”, diz.
“Foi um prazer trabalhar com a Simone, pois a sua competência e energia pessoal levaram a BLTA ao patamar de qualidade e reconhecimento que hoje ela tem perante o trade. Desejo que ela seja muito feliz na Embratur e que consiga promover ainda mais o nosso país e os seus produtos e serviços. A BLTA amplia, com satisfação, a sua parceria com a Embratur, graças à presença da Simone entre os seus quadros”, completa Roberto Klabin, presidente do conselho da BLTA.
Ciclo de expansão
Entre 2014 e 2024, Simone trabalhou pela expansão do papel institucional da associação de promover o turismo de luxo no país e no exterior. Desta forma, ampliou o portfólio de membros em 325%, conferindo à BLTA novas dimensões. “Quando entrei, tínhamos 16 associados. Hoje, somos em 68, entre hotéis de diferentes portes e perfis, além de DMCs, e estamos presentes em todos os biomas do país”, aponta.
A participação da associação em roadshows nacionais e internacionais também teve relevância nesse período. A BLTA começou a marcar presença no exterior em 2014/2015, efetivando o objetivo de promover o turismo de excelência brasileiro junto a players de mercados emissores de interesse. Roadshows em Londres, Paris, Nova York, Chicago, São Francisco e Los Angeles se tornaram essenciais na estratégia da entidade neste período.
Ainda em relação ao mercado internacional, Simone destaca a exposição dos produtos da associação em importantes feiras de turismo do mundo, levando o melhor da hospitalidade brasileira para a Pure Life Experiences, ILTM Latam, ILTM Cannes, Emotions Travel Community, Top Resa e WTM Londres, entre outras.
Outra contribuição de Simone ao segmento foi a constância na pesquisa, com o Anuário BLTA, realizado em parceria com o Senac SP desde 2012, que mapeia o comportamento do consumo no segmento de turismo de luxo. Anualmente, o estudo analisa o desempenho do segmento, além do perfil de hóspedes e as tendências do mercado.
(*) Crédito da foto: Paulo Freitas/BLTA