Apesar das limitações de ocupação hoteleira e regras de distanciamento social, o Feriado de Finados promete ser positivo para o turismo paulista. É o que indica o levantamento realizado pela Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo), promovido pelo CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo). Os dados foram fechados ontem (29), com informações de 14 destinos.

Mesmo com a previsão de chuva, o litoral, como em outros feriados, deve atrair mais turistas, vindos principalmente da Grande São Paulo. Já as cidades do interior terão um aumento na demanda de acordo com a distância da capital: quanto mais perto, mais visitantes. Segundo levantamento da Setur-SP, a retomada do turismo pode injetar R$ 13,1 bilhões na economia do estado nos próximos meses.

No Litoral Norte, Caraguatatuba, que recebeu 100 mil pessoas no feriado de 12 de outubro, com os hotéis batendo em 80% de ocupação, deve repetir o resultado.Ontem, as reservas nos meios de hospedagem já estavam em 70%, com a expectativa de ficar entre 85% e 90%, segundo a AHP (Associação de Hotéis e Pousadas).

Na vizinha São Sebastião a ocupação dos hotéis nos feriados já vem oscilando entre 90% e 100%, o que deve ser repetir caso a temperatura continue elevada. No feriado do dia 12 de outubro, que começou chuvoso, a cidade recebeu pouco mais de 50 mil pessoas. Os restaurantes continuam funcionando com limitação de ocupação, preservando o distanciamento dos clientes.

Já em Santos, a pesquisa junto à rede hoteleira mostra uma expectativa de ocupação de 53%, contra 49% em 12 de outubro. O forte movimento de excursionistas (turistas de um dia) ou de segunda residência deve ser diminuído caso se confirme a previsão de chuvas para o final de semana.

Setur-SP: destinos serranos

As cidades serranas também esperam por movimento maior. Em Campos do Jordão são aguardados 40 mil visitantes, com os hotéis chegando a 60% de ocupação. Serra Negra, que em 12 de outubro ocupou 60% dos quartos de hotel, espera agora chegar a 80%. No alto da Serra do Mar, a pequena Vila de Paranapiacaba, que oficialmente faz parte de Santo André, prevê receber cinco mil visitantes, 11% mais que em 12 de outubro.

Já as cidades do Vale do Paraíba, com força no turismo religioso, tiveram movimento pequeno em 12 de outubro e devem seguir da mesma forma em Finados. Guaratinguetá, Taubaté, Pindamonhangaba e Cachoeira Paulista não registram aumento de demanda até o momento. O mesmo ocorreu em Tambaú, 265 quilômetros da capital, e Santo Expedito, 523 quilômetros, também referência para o turismo religioso, que não devem receber grande número de visitantes — o Santuário de Santo Expedito, como movimento considerado bom em 12 de outubro, terá apenas duas missas no dia 2 de novembro e mesmo assim com 40% de capacidade.

Brotas, que segundo a Secretaria de Turismo local, teve em agosto e setembro os melhores resultados dos últimos cinco anos, espera receber entre 10 e 12 mil pessoas no feriadão.

Mais distante e famosa pelos parques aquáticos, Olímpia vem trabalhando com a ocupação controlada e espera receber 32 mil turistas durante o feriado. A maioria dos hotéis já está com 50% da capacidade máxima alcançada sendo que 9% já estão lotados. Movimento parecido no mercado de locação de imóveis de temporada do município: mais de 60% já foram alugados.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-SP