Após queda histórica em 2020, o setor de serviços voltou a reagir. Em janeiro, o volume do segmento cresceu 0,9% frente a dezembro, completando uma sequência de oito meses sem registrar queda, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apesar do crescimento, ainda não foi possível recuperar as perdas causadas pela pandemia. As informações foram divulgadas pelo G1.

Na comparação com janeiro de 2020, o setor de serviços recuou 4,7%, sendo este o segundo pior resultado para o primeiro mês do ano na série histórica, ficando atrás apenas de janeiro de 2016, quando o tombo foi de 5%. Já no acumulado de 12 meses as perdas foram de 8,3%, variação negativa recorde para o período.

O segmento, que possui maior peso na economia brasileira, fechou 2020 com queda de 7,8%, sendo a principal força para sobre o PIB (Produto Interno Bruto) do país, que caiu 4,1% no ano passado, a maior retração dos últimos 25 anos.

Setor de serviços: transporte em alta

Dentre os cinco segmentos do setor de serviços, apenas dois registraram crescimento em janeiro. Transportes teve alta de 3,1%, enquanto serviços profissionais, administrativos e complementares, 3,4%.

De acordo com o IBGE, o setor de transportes acumulou ganhos na ordem de 29,6% entre maio de 2020 e janeiro de 2021, mas segue 2,7% abaixo do patamar de fevereiro. Já os serviços profissionais acumulou alta de 13,9% desde junho de 2020.

Segundo a entidade, dentre as atividades de transporte com maior crescimento estão o rodoviário coletivo de passageiros, que contempla ônibus de viagens municipais, estaduais e internacionais, e o aéreo de passageiros.

(*) Crédito da foto: PhotoMIX-Company/Pixabay