Setor aéreo e geração de empregos impulsionam turismo paulista
9 de agosto de 2024O turismo paulista apresentou um crescimento de 4,81% no primeiro semestre de 2024, segundo análise da Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo). De acordo com o CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), o PIB (Produto Interno Bruto) do segmento no estado deve ultrapassar R$ 300 bilhões até o final do ano. Esse avanço é impulsionado pelo crescimento do aéreo e pelo aumento da empregabilidade em setores-chave, como hospitalidade, alimentação e transporte.
O período de janeiro a junho de 2024 foi marcado pela criação de 25,6 mil novas vagas formais de trabalho no estado, com a expectativa de alcançar 47 mil postos até o fim do ano. As novas contratações se concentraram principalmente nos setores de hospitalidade, alimentação e transporte, evidenciando o impacto direto do crescimento turístico na economia local.
O aumento no número de chegadas de turistas nos aeroportos regionais de cidades como Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos também foi significativo, com um crescimento de 9%, impulsionado pela retomada de voos nesses destinos.
Número visitantes no turismo paulista
Até o final de 2024, São Paulo deve receber mais de 48,9 milhões de visitantes, sendo 46,7 milhões de brasileiros e 2,2 milhões de estrangeiros, marcando o maior fluxo de turistas no estado desde o início da pandemia. O litoral, o interior e a capital paulistas estão entre os principais destinos que devem impulsionar esse crescimento.
“O resultado revela o esforço do nosso setor na busca incansável por desenvolver a vocação e a conectividade entre os destinos”, comenta Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.
(*) Crédito da foto: Pixabay