Na Serra Gaúcha, a queda nas temperaturas é motivo de otimismo para o setor hoteleiro da região. Segundo o Sindtur (Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias), a ocupação média está em 54% durante os dias da semana, resultado considerado extremamente positivo. Já para os fins de semana, o indicador tem chegado a até 90%, número que deve se manter durante o inverno, revela o Jornal NH.

De acordo com André Kabutomori, diretor Comercial da Casa Hotéis, os indicadores nas unidade da marca têm acompanhado esse movimento positivo. “No Parador, em Cambará do Sul (RS), por exemplo, temos registrado 80% de ocupação e a nossa expectativa para o inverno é chegar a 90%”, pontuou, em entrevista ao Hotelier News.

Já para os três hotéis de Gramado (RS), o executivo afirma que a previsão é de que o indicador atinja 80% durante a estação. “Com a chegada do frio e, eventualmente, de neve, a procura pelos hotéis da Serra Gaúcha costuma aumentar consideravelmente. Então, estamos bem otimistas”, acrescenta.

Kabutomori pontua ainda que o perfil de público nos hotéis – que já vinham performando positivamente desde o mês passado – continua sendo essencialmente de lazer. “Temos muitas famílias procurando nossos empreendimentos, buscando novas experiências. Os eventos estão retomando também e, por mais que sejamos hotéis mais voltados para o lazer, acreditamos que o aumento nesta demanda também irá refletir em nossos indicadores, principalmente no Casa da Montanha, onde temos um espaço para reuniões corporativas”, explica.

Recuperação da diária média

O executivo também afirma que, frente a este movimento de alta da ocupação, a diária média precisa aumentar proporcionalmente. “A diária média foi o que nos ajudou bastante no período de retomada e, graças às nossas estratégias de RM (Revenue Management) e tarifas flutuantes, temos conseguido incrementar a rentabilidade da empresa”, analisa.

“O custo operacional tem subido bastante, então as tarifas precisam acompanhar para garantir equilíbrio nas nossas operações. Neste ano, já conseguimos elevar as tarifas em 10% nos hotéis de Gramado em relação ao ano passado. E, no Parador, também temos notado essa crescente”, destaca.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Casa Hotéis