Com a missão cumprida, Sergio Paraiso se despede do Grupo Ocaporã. O executivo assumiu a diretoria de Marketing e Vendas da empresa em junho de 2020 e agora encerra o contrato firmado de um ano de colaboração. De casa nova, o profissional assume dia 28 de junho a gerência geral e de Vendas do Marante Executive Hotel, em Recife (PE).

Paraiso chegou ao Ocaporã com a responsabilidade de auxiliar a rede a reposicionar suas quatro unidades no mercado após a paralisação das atividades em consequência da pandemia. Com a reabertura das propriedades em julho, o grupo unificou o departamento comercial dos empreendimentos.

“Cheguei para reintroduzir comercialmente as unidades e colocá-las dentro de um critério de padronização. Unificamos os processos dentro dessa tratativa alinhado ao reposicionamento dos hotéis. A reconexão com o mercado foi realizada com êxito e, em função da segunda onda, apenas a Pousada Tabajuba está fechada por se tratar de um empreendimento com apenas 27 UHs”, explica Paraiso.

O namoro entre o gerente e o Marante Executive começou há aproximadamente três meses. O hotel precisava de um profissional com experiência em reaberturas e reintrodução de produtos no mercado, atribuições semelhantes às que Paraiso estava a cargo no Ocaporã.

“Em função da pandemia, o hotel suspendeu as operações entre abril e fim de novembro. O Marante Executive reabriu em soft opening, com apenas 86 das 140 UHs comercializadas. O processo de retomada é para reconectar novamente o empreendimento ao mercado corporativo, principal foco da unidade, mas também de lazer e eventos, nessa ordem”, pontua o gerente.

Sergio Paraiso: desafios

Entre os principais desafios que estão por vir, Sergio Paraiso destaca as lacunas do setor aéreo e a falta das demandas corporativas. “Teremos mais dificuldade em reconectar os hóspedes de negócios, pois dependemos de uma malha aérea que não está 100% retomada, além de muitas empresas terem adotado novas formas de trabalho”.

Recife atualmente opera com ocupação média de 40%, enquanto o Marante vem performando na casa dos 45%. Dentre as metas do gerente, a principal é atingir os 60% até o fim de 2021. “A maioria da hotelaria de Recife reabriu em julho de 2020 e nós esperamos até novembro. Temos uma defasagem de quatro meses para tentar recuperar”.

Outra importante premissa do hotel é investir na capacitação da equipe. Com um quadro de funcionários enxuto, Paraiso ressalta que a manutenção de empregos é uma das prioridades do grupo. “As equipes passarão por requalificação e capacitação para atenderem bem os hóspedes mediante as novas práticas aplicadas na hotelaria, além de criarem um diferencial para o cliente”, destaca.

Com vasta experiência no trade turístico de Porto de Galinhas, o executivo quer trazer a união do setor para a capital pernambucana. “Estamos todos passando pelas mesmas dificuldades. Temos que dar as mãos e nos unir para buscar um destino mais fortalecido. Precisamos junto às Secretarias de Turismo fazer um trabalho para colocar Recife e Pernambuco em evidência”.

(*) Crédito da foto: Divulgação