ilhabelaSemana de Vela contou com 130 barcos e 1040 velejadores

Julho é o mês náutico para a cidade de Ilhabela, no litoral paulista. Neste período, a principal atração é Semana Internacional de Vela, que consiste em diversas competições de regatas. Esse ano, as competições da Semana, que ocorreu entre 7 e 15 de julho, atraíram 130 barcos e 1040 velejadores. Boa notícia para os hotéis da região,a Sectur de Ilhabela (Secretaria Desenvolvimento Econômico e do Turismo) espera crescimento na casa de 25% no número de visitantes no mês em relação ao ano anterior. 

Essa estimativa se dá pelo grande número de passantes pelo Race Village, espaço instalado no Centro Histórico da Vila. O local dispõe de atrações grátis, entre shows, palestras, feira literária, sala de cinema, entre outras. Este ano, o espaço de convivência receberá 100 eventos até o dia 28 de julho. Um incremento de 150% em relação à temporada anterior, que promoveu 40 atrações.

Em 2018, o Race Village recebeu cerca de 68 mil visitantes em 24 dias. Para 2019, a estimativa é chegar a 86 mil em 23 dias. Apenas nos dez primeiros dias de atividades, 30 mil pessoas passaram pelo espaço de convivência no Centro Histórico. 

Ilhabela: ocupação

Com três dezenas de milhares de pessoas circulando pela cidade, os hotéis perto do Centro Histórico se beneficiaram. Como é o caso da rede Velinn de Pousadas, que possui seis hotéis em Ilhabela, quatro deles próximos do Race Village. 

De acordo com Renata Barkus, da central de reservas da rede, por conta da Semana Internacional de Vela os hotéis alcançaram média de ocupação de aproximadamente 80%. O hotel Recanto da Vila, por exemplo, nos dias de 9 a 11 de julho, alcançou pico de lotação, com ocupação próxima de 98%. 

Ainda segundo Renata, os hóspedes vieram principalmente para o evento, por participarem ou terem familiares nas competições. “Vieram pelas atrações e aproveitaram para ficar mais dias e conhecer a cidade”, disse. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Sectur Ilhabela