Criado pelo governo federal para ser a Black Friday tupiniquim, a Semana Brasil será reeditada em 2020, sendo realizada de 3 a 13 de setembro. Se o momento ainda não é ideal, diante das muitas vidas perdidas diariamente pelo Covid-19, a ação comercial casa com o período de retomada das atividades de boa parte dos hotéis pelo país. Chance, portanto, para não só vender, mas reforçar a comunicação  sobre a reabertura e os protocolos de segurança. Oportunidade também para fortalecer os canais diretos.

Organizada pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), do Ministério das Comunicações, a Semana Brasil é coordenada pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e visa realçar setembro como mais um período de promoções, a exemplo do Natal e da consolidação de novembro com a Black Friday. No ano passado, segundo a Secom, mais de 14 mil empresas participaram. Não há ainda, contudo, informações sobre a adesão do varejo e do setor de serviços na edição desse ano.

Ainda assim, muitos hotéis e redes no país vão participar da Semana Brasil. Em alguns casos, os descontos previstos chegam a 30%. Se sua propriedade ainda não estruturou nada, ainda dá tempo, por que não? “Recomendo uma comunicação inteligente, de preferência evitando tom de voz comercial agressivo, afinal ainda estamos em meio a uma pandemia séria e não controlada”, afirma Gustavo Syllos, sócio da Forma & Conteúdo, consultoria de marketing e Distribuição.

“Ressalte como seu hotel está preparado para receber clientes, destacando os protocolos e a preparação na área de A&B (Alimentos & Bebidas). Mostre também o que está aberto na cidade, pois muitas praças ainda têm decretos em vigor limitando o funcionamento do comércio, restaurantes e atrações de lazer”, acrescenta Syllos. Para saber mais sobre a Semana Brasil, clique em https://bit.ly/2EvF6H9.

Semana Brasil - lista de dicas_Gustavo Syllos

Semana Brasil: as dicas

A pedido do Hotelier News, Syllos montou uma quadro de dicas para quem planeja estruturar uma ação comercial para o evento. Tom de voz, precificação e cuidados com fraudes estão entre as recomendações citadas pelo especialista. Veja abaixo a lista completa:

(1) Tom de voz: estabeleça um nível de comunicação pertinente com o que fará de entrega e, claro, com o clima do momento. “Adote um tom mais neutro e jogue com a verdade. Evite uma abordagem comercial agressiva, porque seria até uma falta de sensibilidade”, avalia Syllos.

(2) Tarifário: se for efetivamente dar descontos agressivos, promova os produtos de maior valor agregado. “Dê destaque ao seu quarto de frente para o mar e varanda. Não baixe os preços no apartamento de fundos sem vista”, recomenda o especialista. "Não esqueça também de proteger os períodos de maior demanda natural, de alta temporada", completa.

(3) Personalização: vá fundo no banco de dados, procure rastrear a origem do seu hóspede. “Identifique quem comprou no período para fazer uma comunicação efetiva e personalizada quando o cliente se hospedar. Dê um kit para ele no check-in, por exemplo.”

(4) Prepare a equipe: a recomendação é válida, principalmente, para o time de Reservas e Recepção. “No primeiro caso, lembrando que boa parte das reservas no Brasil ainda é feita offline, prepare os colaboradores. Com muitas cidades com decretos em vigor, capacite-o para informar sobre o que está rolando. Mais ainda, todo mundo deve estar com o mesmo discurso na ponta da língua”, diz Syllos.

(5) Fraudes: sempre dor de cabeça, mesmo assim é possível mitiga-las. “Observe o comportamento de compra, veja os horários das transações. Se estiver fora do habitual, fique atento. Veja e reveja as regras antifraude no motor de reservas”, recomenda o sócio da Forma & Conteúdo.

(6) Olho nos parceiros: alinhe a promoção com seus principais distribuidores. “No momento atual é importante estar bem posicionado nas principais prateleiras. Agora, procure aplicar regras semelhantes a dos parceiros para não deixá-los no vácuo”, diz Syllos.

(*) Crédito da capa: Nad Hemnani/Unsplash​

(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal